quinta-feira, 1 de outubro de 2020

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestões de atividades remotas (EAD) envolvendo noções espaciais.

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.




CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: 
                    *Corpo, gestos e movimentos 
                    * Escuta, fala, pensamento e imaginação 

SABERES E CONHECIMENTOS
           *Noções espaciais: dentro, fora, perto, longe, em cima, de um lado, do outro, esquerda, direita, frente, atrás, etc. 
                *Escrita com ilustração 
                *Gêneros textuais 

OBJETIVOS: 
              *(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como frente atrás, no alto, embaixo, dentro, fora, etc. Ao se movimentar em brincadeiras e atividades de diferentes natureza. 
           *Elaborar espaços considerando as diferentes localizações: dentro, fora, em cima, embaixo, ao lado, etc 
             *(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações e aompanhando com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita) 
             *Ouvir, visualizar, apreciar e ilustrar histórias e outros textos, observando a direção da leitura e diferenciando escrita de ilustração. 

DESENVOLVIMENTO: 

PROPOSTA 1: As professoras enviarão um vídeo gravadas por elas, demonstrando a possibilidade de brincadeira de Barraca, para isso utilizarão lençóis, almofadas, mesa, cadeiras, edredons, beliche, cobertores, barbante e etc 

PROPOSTA 2: As crianças e os familiares serão incentivados a construir uma Cabana, usando a criatividade e os matérias disponíveis em suas casas. 

PROPOSTA 3: Após a construção da cabana deverá ser disponibilizado dentro da mesma brinquedos, livros, lanternas, lápis, giz, papel ou caderno. Orientaremos que os familiares durante as brincadeiras nas cabanas, leiam histórias, mostrando as ilustrações, peçam que as crianças as ilustrem, que dialoguem com as crianças onde é dentro da cabana, onde é fora. Os familiares poderão nos enviar registros destes momentos, através de fotos, áudios ou vídeo. 

AVALIAÇÃO: 
            Através da devolutiva de registros observar se as crianças explorarão os espaços considerando as diferentes localizações: dentro, fora e se manterão atentos nas escuta das histórias acompanhando a direção da leitura e diferenciando escrita de ilustração. 

REFERÊNCIAS: 
           Organização Curricular da Educação Infantil 

RECURSOS: 
          Celular, lençóis, almofadas, mesa, cadeiras, edredons, beliche, cobertores, barbante 


Plano de trabalho elaborado por: Ana Rosa Palheiro Egisete Xavier, Sandra Márcia Ocanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário