* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
Este plano de trabalho é continuação das propostas do plano que envolve percepção de características físicas (clique aqui)
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
*Traços, sons, cores e formas
*Escuta, fala, pensamento e imaginação
SABERES E CONHECIMENTOS:
*Diferentes instrumentos musicais convencionais e não convencionais
*Características gráficas: personagens e cenários
OBJETIVOS:
*(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de músicas
*Acompanhar a cantiga utilizando castanhola e chocalho elaborados com materiais alternativos.
*(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
*Relacionar o animal jacaré com o personagem Cuca da lenda.
DESENVOLVIMENTO:
PROPOSTA 1: Apresentaremos para as crianças através de vídeo a Lenda da Cuca e relembraremos as mesmas que na história "Os dez sacizinhos" de Tatiana Belinky apresentada anteriormente, quem faz os sacizinhos que sumiram aparecerem novamente é a Cuca.
PROPOSTA 2: Solicitaremos que o adulto responsável dialogue com a criança e as instiguem a identificar qual animal é a Cuca (Jacaré). Enviaremos um áudio e uma imagem deste animal oralizando algumas de suas especificidades e características.
PROPOSTA 3: Enviaremos um vídeo com a apresentação da professora Sara do Vale cantando a cantiga: "Jacaré passeando na lagoa" utilizando jacanholas, instrumento musical não convencional elaborado com materiais diversificados (tampa de garrafa), após esse momento sugeriremos que as crianças imitem os gestos e cantem a canção utilizando os materiais enviados pelas professoras anteriormente, jacanholas e o peixe elaborado com pet e tampa de garrafa, formando um chocalho. Solicitaremos que se possível os familiares nos enviem registros destes momentos através de áudio, foto ou vídeo.
AVALIAÇÃO:
Se dará mediante a observação dos registros enviados pelos familiares da participação das crianças no momentos de escuta da lenda pertencente ao patrimônio cultural e nas tentativas de acompanhar a cantiga utilizando os instrumentos musicais não convencionais
RECURSOS DIDÁTICO:
celular, jacanholas, tampas de garrafa, chocalho, cola quente, eva, garrafa pet, tampa de garrafa
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Organização Curricular da Educação Infantil
Lenda folclórica da Cuca
Cantiga: Jacaré passeando na lagoa
Enviamos este Kit com os instrumentos musicais não convencionais, jacanholas e chocalho, papel para dobradura do Saci e gis de cera, juntamente com um bilhete orientando a vivência.
Plano de trabalho elaborado por Marcela de Lima Correa
Nenhum comentário:
Postar um comentário