terça-feira, 13 de julho de 2021

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho com sugestão de atividade remota (EAD) envolvendo percepção de características físicas inspirado em lenda pertencente ao folclore

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 



CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

               *O eu, o outro e o nós
               *Corpo, gestos e movimentos

SABERES E CONHECIMENTOS:
               *Características físicas: semelhanças e diferenças.
               *Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear

OBJETIVOS:
          *(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características diferentes, respeitando essas diferenças.
               *Perceber suas características físicas e as do outro
              *(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros
                  *Realizar tentativas de elaborar dobradura e desenho
                    

DESENVOLVIMENTO:

PROPOSTA 1: Enviaremos um áudio com a imagem do Saci Pererê, onde dialogaremos com as crianças relembrando a história de Tatiana Belinky e a música inspirada na mesma, então enviaremos um vídeo que apresenta a Lenda do Saci Pererê 

PROPOSTA 2:  Solicitaremos que a criança se dirija até um espelho e observe sua imagem, se descreva e oralize sobre a diferença de suas características e as da imagem do saci que observaram anteriormente. Explicaremos através de áudio que as pessoas possuem características diferentes e devemos respeitar essas diferenças.

PROPOSTA 3:  Apresentaremos a possibilidade da elaboração da dobradura de um saci através de um vídeoAs crianças serão incentivadas a realizar tentativas de elaborar a dobradura, desenhar o corpo do saci e o ambiente que ele vive baseado na lenda que assistiram.  Será solicitado que se possível os familiares nos enviem registros destes momentos através de áudio, foto ou vídeo.

 AVALIAÇÃO:
       Se dará mediante a observação dos registros enviados pelos familiares dos momentos de observação e percepção de características físicas, das tentativas de elaborar a dobradura e desenho.

RECURSOS DIDÁTICO:
            celular, rolos de papel higiênico, caixa de sapato, cartolina colorida, tampas de garrafa, cola, tesoura
 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
            Organização Curricular da Educação Infantil
            
Plano de trabalho elaborado por Marcela de Lima Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário