segunda-feira, 9 de agosto de 2021

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de aula semanal e presencial envolvendo motricidade e habilidades manuais

* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 




Campo de experiência:
                *O eu, o outro e o nós
                *Corpo, gestos e movimentos
                *Espaços, tempos, quantidades,relações e transformações

Saberes do conhecimento:
                 *Normas de convívio social.
                 *Regras de jogos e brincadeiras.
                  *Práticas sociais relativas à higiene.
                  *O corpo e seus movimentos
                   *Formas geométricas
                   *Motricidade e habilidade manual

Objetivo geral
                *(EI02EO6) Respeitar regras básicas de convívio nas interações e brincadeiras
                *(EI02CG4) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
                *(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
                      *(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos(textura, massa, tamanho).
                *(EI02G05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Objetivo Específico:
              *Construir, vivenciar e seguir de forma gradativa regras simples de convívio em momentos de cuidado com a saúde e brincadeira;
                  *Participar de momentos como, higienizar as mãos e de outros cuidados básicos ouvindo as ações realizadas;
                      *Vivenciar brincadeira e jogos corporais como, amarelinha e outros;
                     *Participar de situações que envolvam o contato com as formas geométricas;
                     *Observar no meio natural e social as formas geométricas;
                  *Perceber as diferenças e semelhanças entre os objetos no espaço, em situações diversas;
                  *Coordenar o movimento das mãos utilizando giz escolar, giz de cera em diferentes suportes para fazer suas marcas gráficas.

Desenvolvimento

Proposta 1: 
Receberemos as crianças com comprimentos diferenciados utilizados na pandemia e apresentados a partir de fotos dos mesmos.
Roda de conversa:
Organizaremos esse momento com os bambolês, e convidaremos as crianças para ficar cada uma dentro de um bambolê, explicando que precisamos estar juntos, mas com alguns cuidados de distanciamento. Apresentaremos como acontecerá a rotina no CMEI, lembrando sobre a higiene e os cuidados necessários, principalmente com as mãos, em seguida colocaremos o álcool nas mãos de cada criança, e instigando que façam massagem e espalhe bem o produto em ambas as mãos, lembrando que o uso deste será muito importante no nosso dia a dia, além de lavá- las. Em seguida iremos propor de maneira lúdica, que a criança continue nesse espaço para dançar e cantar, assim ampliando sua coordenação, equilíbrio e noção de espaço. Colocaremos algumas canções que identifiquem a parte do corpo, (MÃOS) e após, diferentes canções que possibilitem movimentar o corpo. Na parte externa contaremos a história “Formas” de Ruth Rocha e Anna Flora, fazendo assim associação da forma geométrica círculo com o bambolê, o qual também utilizaremos para brincar na parte externa , parquinho ou solário.

Proposta 2: 
Na chegada reforçaremos o bom dia com o uso dos comprimentos diferenciados.
Hora do Conto: 
Convidaremos as crianças para se posicionarem sentadas em cima das formas geométricas, (triângulo, círculo e quadrado) as quais serão elaboradas no papel cartão em um formato grande e com cores diferentes.Nesse momento relembraremos a história “Formas” de Ruth Rocha e as crianças poderão observar as formas em que estão e assim identificar e diferenciar as mesmas, bem como observar as cores também. Instigaremos que as crianças observem o espaço para encontrar formas geométricas.
Na parte externa (solário) iremos propor desenhar as formas geométricas e formar outros desenhos usando as formas e desenho livre.

Proposta 3: 
Continuaremos com o uso dos comprimentos diferenciados e apresentados nas fotos com a intenção de acolher no momento da chegada e apresentar as novas possibilidades de se comprimentar de maneira divertida. Combinar com a criança que ela pode olhar nas fotos e escolher o qual vai querer usar para comprimentar as professoras e o colega.
Hora do conto:
Faremos a leitura da história “ Um quadrado, um círculo e um triângulo” de Alejandro Magallanes . Em seguida, cada criança pegará um livro de história no seu kit para folhear, e instigaremos que encontrem formas.
Após a história brincaremos na parte externa (solário) com movimentos de pular, usando os bambolês em primeiro momento e desenho de uma amarelinha feita com formas geométricas (quadrado, círculo, retângulo e triângulo). Exploraremos além da brincadeira de pular amarelinha, outra forma de brincar, tal como: solicitar qual a forma geométrica a criança precisa estar e assim nomeando-as.

Proposta 4: 
Organizaremos uma caixa “surpresa” para as crianças, a qual terá objetos variados que representem as formas já trabalhadas, e conforme vamos tirando os objetos nomearemos as formas observadas. Em seguida as crianças utilizarão as peças de montar, as quais fazem parte do kit que já foi organizado anteriormente, iremos propor que tentem montar as formas geométricas e também façam suas criações utilizando- as. Na parte externa contaremos a história "Tarsilinha e as formas" de Tarsila do Amaral e na sequência distribuiremos o papel flip chart para desenharem. A proposta será para que desenhem o que estão vendo em torno, tal como: a árvore, o CMEI, casas, meios de transporte, pessoas, sol, céu, nuvens, etc… Após solicitaremos que observem e falem os desenhos, os elementos que desenharam, e também chamaremos a atenção para as formas que aparecem nos desenhos.

Proposta 5:
Iniciaremos com a canção “Meu chapéu” para trabalhar a forma: triângulo. Em seguida convidaremos as crianças para a tentativa de dobradura, onde faremos o chapéu. Após as brincadeiras serão no parquinho, e daremos continuidade na observação das formas, utilizando o tablado para tal, e os brinquedos. Na sala organizaremos um momento para folhearem livros.


Avaliação:
Será mediante as propostas do dia realizada, observando se a criança vivencia e segue de forma gradativa as regras simples de convívio em momentos de cuidado com a saúde e brincadeira, bem como participar de momentos como: higienizar as mãos e de outros cuidados básicos orientados; e a participação nas vivências com brincadeiras e jogos corporais como, amarelinha e outros e nas situações que envolvam o contato com as formas geométricas, observar se a criança percebe as mesmas em objetos e no espaço, se consegue nomear, reconhecer ou associar em algum momento as formas. E durante as ações com desenho observar a coordenação para utilizar os recursos disponibilizados e se faz marcas gráficas.

Recursos: 
      Livro, giz escolar, giz de cera, papel flip chart, color set, papel dobradura, tesoura, notebook e datashow .


Referências: 
      Organizador curricular BNCC
     “Formas” de Ruth Rocha e Anna Flora
    “Um quadrado, um círculo e um triângulo” de Alejandro Magallanes
    “Tarsilinha e as formas" de Patricia Engel Secco e Tarsilinha do Amaral

Observações: Durante a semana estaremos reforçando os cuidados com a higiene, o cuidado dos pertences, o uso da máscara, a rotina do CMEI.

Plano de trabalho das Professoras: Adelita Sales, Mabila Hala, Michele Guimarães e Lilian Marcelino




Sugestão de composição inspirada na obra E.F.C.B. 1924

Nenhum comentário:

Postar um comentário