segunda-feira, 9 de agosto de 2021

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho semanal e presencial envolvendo autonomia e autocuidado na volta as aulas

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 




Campo de experiência:
               *O eu, o outro e o nós
               *Corpo, gestos e movimentos.
               *Escuta,fala,pensamento e imaginação

Saberes e conhecimentos:
              *Respeito à individualidade e à diversidade de todos.
              *Autocuidado e autonomia.
              *Materiais de uso pessoal.
              *Palavras e expressões da língua
              *Expressões de cortesia

Objetivo geral e Específico:
           *(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
           *Interagir por meio de diferentes linguagens com professoras e crianças estabelecendo vínculos afetivos;
           *Compreender e tentar fazer uso das novas maneiras de se cumprimentar colegas e professoras.
            *(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
            *Participar dos cuidados básicos ouvindo as ações realizadas.
            *Conhecer o material de uso pessoal.
            *(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões
            *Interagir com outras pessoas por meio de situações comunicativas mediadas pelo(a) professor(a);
            *Produzir cartas aos seus colegas, onde a professora é a escriba;
            *Expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio de diferentes linguagens como: o desenho, gestos, a linguagem oral e a escrita.

Desenvolvimento

Proposta 1: 
Na chegada deixaremos expostas na entrada da sala imagens com ideias de cumprimentos diferentes para as crianças, alguns adotados durante a pandemia como forma de cuidado e faremos tentativas de usá- los de maneira lúdica, lembrando que há várias maneiras de saudações, em seguida ouviremos e cantaremos algumas canções com saudações e com o nome da criança, tal como: “A canoa virou,” “ Bom dia como vai você” entre outras. 
Após apresentaremos uma história em PDF e interativa que apresenta o que é o coronavírus, como ele é, quais os cuidados precisamos ter, etc. Falaremos sobre os sentimentos em relação a tudo isso, sobre como se sentem em relação ao coronavírus, tal como: triste, tranquilo, confuso, preocupado, curioso etc. Então convidaremos as crianças para expressar esses sentimentos com expressões faciais e observá- las no espelho, em seguida entregaremos uma folha com desenho de um rosto solicitando que as crianças completem demonstrando o que estão sentindo.




Proposta 2:
Na chegada reforçaremos o bom dia com o uso dos comprimentos diferenciados.
Em Roda de conversa comentaremos para as crianças sobre algumas organizações do espaço, mostraremos os armários, nichos, mesas, cadeiras e suas respectivas etiquetas com orientações, e também os brinquedos e os materiais de cada um , como e onde estão organizados e como serão usados. Apresentaremos os nomes e também a foto de cada um (crianças e professoras) presentes nos materiais.
Relembraremos alguns combinados e instigaremos as crianças a participarem da construção de novos combinados necessários para a rotina, tal como ir ao parquinho, hora da alimentação, hora da história, roda de conversa, uso da máscara, higiene entre outros. Após cantaremos e dançaremos com o clip da música: “Dança da máscara” do grupo Palavra cantada.
Levaremos as crianças no parquinho, reforçando os combinados para brincar, e utilizar o espaço e principalmente sobre o uso da máscara e cuidados com as mãos.

Proposta 3: 
Organizaremos um momento para contar a história "Téo quer um abraço” de Silvana de Menezes, podendo ser contada com o livro ou recurso áudio visual, na sequência conversaremos sobre a mesma para descobrir que existem várias formas de carinho. Após Convidaremos as crianças para fazer uma carta com recados para os colegas que estão em casa, onde a professora será a escriba. ( fazer em papel grande e fixado na parede), falaremos sobre como podem ser carinhosos com palavras, e mensagens para os colegas, que escrever, desenhar, podem ser formas de expressar o carinho. Então as crianças poderão fazer registros gráficos na carta com desenhos. Essa carta será encaminhada para as crianças que estão em casa pelo whatsapp.

Proposta 4:
Utilizaremos o livro varal para observar as letras e apresentar a letra do nome de cada criança. Lembraremos do nome de cada um da turma utilizando as fichas com nomes dos colegas da turma e também fotos, para assim conhecerem todos que estão no CMEI, porém em outras salas e também dos que estão em casa. Apresentaremos fotos das professoras sem máscaras para conhecer ou reconhecer as mesmas. Em seguida, a proposta será para a criança fazer seu auto retrato no caderno de desenho. No espaço externo brincaremos com os triciclos, onde a criança tentará encontrar o seu nome no triciclo que vai usar.

Avaliação: 
        Acontecerá durante a interação e participação das crianças no uso das diferentes linguagens para estabelecer vínculos afetivos e se expressar, o que poderá ser por gestos, desenho, linguagem oral e escrita durante a produção da carta para os colegas, e também se compreendem e fazem uso de alguma das novas formas de cumprimentos apresentados, e a participação dos cuidados básicos com o espaço, onde irá conhecer o material de uso pessoal.

Recursos: 
         Livro, giz de cera, canetinha, papel cartolina ou flip chart, fotos, notebook

Referências:
            Referencial curricular 
            Livro interativo www.mindheart.co/descargables
           Música: Dança da máscara- Palavra Canata
           Livro "Téo quer um abraço” -Silvana de Menezes,


Plano de trabalho das Professoras: Adelita Sales, Mabila Hala, Michele Guimarães e Lilian Marcelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário