segunda-feira, 16 de agosto de 2021

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho semanal e presencial com sugestões de atividades envolvendo diferentes campos de experiência da BNCC e inspirados em patrimônio literário

* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 




PLANO 1:

Campo de experiência:
           *O Eu, o Outro e Nós.
           *Escuta , Fala, Pensamento e imaginação.

Saberes e conhecimentos:
           *Espaço escolar.
           *Oralidade e escuta.

Objetivos:
          *(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, abaixo, entre e do lado) e temporais(antes, durante e depois).
           *Explorar o espaço escolar e do entorno, identificando a localização de seus elementos.
        *(EI02EF01) Dialogar com as crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
        *Participar de variadas situações de comunicação.

Desenvolvimento:

1° Momento: As professoras irão propor que todos se assentem ao chão para ouvir a história “A Escolinha do Mar” de Ruth Rocha. Após esse momento as professoras iniciarão um diálogo instigando as crianças a fazer uso da linguagem oral respondendo as perguntas feitas pelas professoras sobre a história. Relacionar a “Escolinha do Mar” com a nossa instituição

2° Momento: Apresentar às crianças uma imagem da instituição e fazer uma relação com a história onde a dona ostra leva seus alunos para uma excursão e então convidá- los para um passeio ao cmei. Conhecer e reconhecer seus espaços e funcionárias.

3° Momento: No livro A Escolinha do Mar na página 7 o maestro “Villa Peixes” ensina aos alunos lindas canções. Convidar as crianças para cantar a música “Como pode o peixe vivo, viver fora d'água fria…” e na página 20 a música “Roda, roda,roda, pé, pé,pé…”.

Avaliação: A avaliação acontecerá durante o passeio ao cmei e durante as rodas da conversa observando se as crianças identificam espaços e ou pessoas e fazem tentativas de responder as perguntas feitas pelas professoras.

Referências:

            https://www.youtube.com/watch?v=h5l1fJLQKLs

Rocha, Ruth; A Escolinha do Mar/Ruth Rocha [ilustrações de Adilson Farias].ed.São Paulo: Salamandra.

PLANO 2:

Campo de experiência:
                *O Eu, O Outro e o Nós.
                *Corpo, Gestos e Movimentos.
     
Saberes e conhecimentos:
              *Organização do espaço escolar.
              *Materiais de uso pessoal.

Objetivos:
        *(EI02O03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
          *Respeitar as regras dos diferentes espaços da escola.
           *(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
           *Conhecer o material de uso pessoal.

Desenvolvimento:

1° Momento:
Hora do Conto:
As professoras irão iniciar a hora do conto com uma música para chamar a atenção para a história.
Sugestão:
“Tok Tok quem é pode entrar
é uma história que acaba de chegar
conte até 3 para a história começar”
1, 2, 3 …
Contar a história do livro “BICHINHOS” de Lô Carvalho, incentivando e imitando junto com as crianças os animais do livro.

2° Momento: Em uma roda de conversa as Professoras retornarão ao livro “A Escolinha do Mar”, relembrar os personagens da história, perguntar como era o “tubaronete” instigando as crianças a falar ou fazer tentativas.
Ele era mal educado porque não frequentava a “escola da Dona Ostra” (podendo mencionar “Cmei da Dona Ostra”).
Mencionar que ele imitava e caçoava de todos.
E que avançou na Dona Ostra e arrancou a sua pérola e fugiu.
Conversar que depois que ele começou a frequentar o cmei ele ficou muito educado, ajudava a professora, se tornou o melhor amigo do Peixoto

3° Momento: Nesse momento as professoras irão fazer uma conversa relembrando que agora que vamos estar todos os dias na instituição e que deve ser cumprir as regras no espaço escolar.

Regras:
Devemos ser educados, gentis.
Dizer obrigado, por favor, desculpe.
Não pode brigar.
Distanciamento, máscara, álcool e lavar as mãos.
Mostrar a caixinha que cada criança vai ter com seus materiais e que deve cuidar.

Avaliação: Se dará por meio de observar se as crianças fizeram tentativas de dialogar com as professoras durante os momentos de roda da conversa.

Referências:

            https://www.youtube.com/watch?v=h5l1fJLQKLs

Rocha, Ruth; A Escolinha do Mar/Ruth Rocha [ilustrações de Adilson Farias].ed.São Paulo: Salamandra.
Carvalho, Lô; Bichinhos/Lô Carvalho. ed. Amarante.

PLANO 3:

Campo de experiência:
        *Escuta , Fala, Pensamento e Imaginação.
        *Corpo, Gestos e Movimentos.

Saberes e conhecimentos:
         *Características Gráficas: personagens e cenários.
         *Suportes materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear

Objetivos:
      *(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
      *Observar e identificar personagens, elementos e cenários e descrever suas características.
     *(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar,rasgar, folhear, entre outros.
      *Desenhar, rabiscar utilizando diferentes suportes.

Desenvolvimento:

1° Momento: As professoras irão cantar uma música que chame a atenção das crianças para iniciar a história. Após se assentarem perguntar para as crianças. Como é o nome do cmei? E quem será que era Tarsila do Amaral? Vamos aprender juntos? Agora vamos ouvir a história “Uma Aventura no Mundo de Tarsila” de Mércia Leitão e Neide Duarte com ilustrações de Cláudio Martins. Mostrar as imagens do livro. Mostrar o auto retrato da Tarsila do Amaral e relatar de forma breve sua biografia.
         “Essa é a Tarsila do Amaral ela nasceu na cidade de São Paulo e gostava muito de pintar de uma forma diferente, em suas pinturas usava cores fortes e tropicais, pintava paisagens rurais, urbanas e algumas muito misteriosas que pareciam ser surgida de sonhos, também fez quadros sobre o nosso folclore como o quadro “A Cuca”. Ela dizia que queria ser a pintora do Brasil.


2° Momento: Convidar as crianças para um passeio para ver as pinturas do muro da instituição, (nome do Cmei é Tarsila do Amaral) conversar com as crianças sobre o que acharam das pinturas. Perguntar se tem algum desenho da Tarsila do Amaral no muro. Fazer um momento de apreciação incentivando as crianças a conversar e observar as pinturas.

3° Momento: Entregar para as crianças giz colorido e fixar cartolina na parede/muro para que as crianças desenhar/rabiscar, convidar para observar o desenho do seu colega.

Avaliação
       Observar se as crianças identificaram elementos da história ao apreciar as pinturas do muro.

Referências:

    http://tarsiladoamaral.com.br/biografia/

  LEITÃO, Mércia M.; DUARTE, Neide. Uma Aventura no Mundo de Tarsila. São Paulo: Editora do Brasil, 1999. 29 p.


PLANO 4:

Campo de experiência:
       *Escuta , Fala, Pensamento e Imaginação.
       *Traços, sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos:
       *Características Gráficas: personagens e cenários.
      *Obras de Arte.

Objetivos:
        *(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
       *Observar e identificar personagens, elementos e cenários e descrever suas características.
       *(EI02TS02)Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação(argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
      *Elaborar modelagem inspirados nas obras de Tarsila do Amaral
      *Cuidar e apreciar a própria produção e dos colegas.

Desenvolvimento:

1° Momento: As professoras irão apresentar para as crianças o vídeo no “A Lenda da Cuca”, contar a eles que a Cuca faz parte do folclore brasileiro, perguntar que animal é a Cuca (Jacaré). Convidá los a cantar a música “Eu Conheço um Jacaré”...

2° Momento: Nesse segundo momento as professoras cantarão uma música para chamar a atenção para a história, “Tarsilinha e as Cores”, de Patrícia Engel Secco e Tarsilinha do Amaral (sobrinha/neta de Tarsila do Amaral) com ilustrações de Cris Alhadeff. Apresentar o livro para as crianças, mencionar as autoras a ilustradora, mostrar o auto retrato da Tarsila que está no livro e contar a história. Fazer uma conversa sobre o livro e as cores, mostrar a cuca do livro.

3° Momento: Entregar para as crianças massa de modelar para eles se inspirarem no livro e criarem conforme a imaginação deles, após esse momento convidar para observar a produção dos seus colegas.

Avaliação: 
        Se dará a partir da observação das crianças nos momentos de oralizar fatos da história narrada  de elaborar sua modelagem, nos cuidados com suas composições e com as dos colegas

Referências:
      Secco, Patrícia Engel, Amaral Tarsilinha do. Tarsilinha e as cores. [ilustraçoes Cris Alhadeff]. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014.


Planos de trabalho elaborado por: Professora Geisa Nara Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário