quarta-feira, 25 de agosto de 2021

EDUCAÇÃO INFANTIL: Plano de trabalho semanal e presencial explorando cores através da obra de Tarsila do Amaral e de diferentes livros pertencentes ao patrimônio literário

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 




PLANO I
Campo de experiência:
                Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos:
               *Elementos da Linguagem Visual: Cores.

Objetivos:
           *(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
            *Observar e manipular objetos e identificar características como: cor.(Amarelo)

Desenvolvimento:

1° Momento: As Professoras convidarão as crianças para se assentar e farão uma roda da conversa. Relembraremos que assim como a expoente das artes Tarsila do Amaral gostava de usar muitas cores para pintar seus quadros, durante essa semana iremos conhecer as cores. Então será apresentado um recurso, chamado  “Caixa Surpresa”, nesse momento faremos suspense do que há dentro da caixa, tiraremos da mesma o livro que conhecemos na semana anterior “Tarsilinha e as Cores”, de Patrícia Engel Secco e Tarsilinha do Amaral (sobrinha/neta de Tarsila do Amaral) com ilustrações de Cris Alhadeff, através de questionamentos iremos relembrar fatos da história narrada, então perguntaremos se eles recordam qual era a cor da Cuca ilustrada no livro (Amarela), retiraremos neste momento da caixa uma ficha com a imagem da tela “A Cuca” de um lado e do outro algumas especificidades deste personagem folclórico e da tela de Tarsila do Amaral. Instigaremos as crianças a explorarem a caixa com objetos na cor amarelo.




2° Momento: Convidaremos o grupo de crianças a elaborarem uma Cuca, iniciando com a pintura de um rolo de papel higiênico, na cor amarela e depois que secar fazer tentativa de desenhar os olhos, os dentes, braços e mãos.

3° Momento: Será proposto as crianças que peguem  somente as bolinhas “Amarelas” de um grande número de bolinhas coloridas e colem no bambolê com fita adesiva larga.


4° Momento: As professoras convidarão as crianças para assentar e ouvir a história “As Cores” , texto de Adele Ciboul e ilustrações de Andrée Prigent, Étienne Buterlin, Snadrine Lefebvre e Anne Wilsdorf. Junto com elas fazer exploração do livro.




Avaliação:
           A avaliação será por meio de observação se as crianças identificaram a cor apresentada.

Recursos:
         bambolê, bolinhas, caixa surpresa, ficha, livro, fita adesiva, tinta, pincel, rolo de papel higiênico

Referências: 
         Referencial curricular da Educação Infantil
        Livro: As Cores” , texto de Adele Ciboul 
       Livro: “Tarsilinha e as Cores”, de Patrícia Engel Secco e Tarsilinha do Amaral

PLANO II

Campo de experiência: 
             Traços, Sons, Cores e Formas.

Saberes e conhecimentos:
          Elementos da Linguagem Visual: Cores.

Objetivos:
        (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
      Observar e manipular objetos e identificar características como: cor.(Vermelho)

Desenvolvimento:

1° Momento: As Professoras convidarão a se assentarem e com a caixa surpresa, fazer um momento de suspense realizando perguntas, tais como: "O que será que tem dentro da caixa hoje?" "Qual cor será que a caixa trouxe hoje?", tirar a ficha da tela de Tarsila do Amaral “Auto retrato” e instigar as crianças a responderem qual a cor do vestido da pintora (Vermelho), então hoje a caixa das cores veio apresentar a cor “Vermelha” e deixar eles explorarem os objetos da caixa. que serão dessa mesma cor.




2° Momento: Será apresentada a “História dos lobos de todas as Cores”  por Meneer Zee (Autor), Gitte Vancoillie (Ilustrador), Marcelo Jordão (Tradutor), realizando o seguinte diálogo com as crianças sobre a história:
- Qual o motivo o lobo não queria ficar na pagina azul?
- Para qual cor ele foi?
-O que o lobo sentiu ao ouvir a conversa do Lobo Azul e o Lobo Amarelo?
-E quem eles foram visitar juntos?
-E o que o Lobo Branco fez?
-Qual Lobo ele não havia engolido?
-O que o lobo preto fez?
-E o que aconteceu com o lobo Branco?



3° Momento: Convidar as crianças para brincar de “Vamos passear no bosque enquanto seu lobo não vem”. (Brincadeira parecida com pega pega).
Uma criança é o Lobo, enquanto os outros cantam…
“Vamos passear no bosque
Enquanto seu lobo não vem”
Todos falam:
-Seu lobo está?
Lobo:
-Estou!
Todos:
– O que está fazendo?
Lobo:
– Tomando banho!
...“Vamos passear no bosque
Enquanto seu lobo não vem”...
-Seu lobo está?
Lobo:
-Estou!
Todos:
– O que está fazendo?
Lobo:
– Estou vestindo a camisa! “estou me enxugando”; “estou vestindo a cueca”; “estou vestindo as calças”; “estou vestindo a blusa”; “estou colocando os sapatos”; “estou me penteando”, “estou colocando perfume”; “estou saindo de casa”. Quando o lobo disser esta última frase, as crianças devem correr. A criança que ele agarrar primeiro será o próximo lobo!

4° Momento: Hora do Conto: será apresentada a história “Chapeuzinho vermelho e o Arco Íris Uma História sem Lobo” de Márcia Muraco Shobesberger, ao contar a história colocaremos tnt da cor de cada página pendurado, para visualização das crianças.




Avaliação: A avaliação será por meio de observação se as crianças identificaram a cor apresentada.

Recursos:
         caixa surpresa, ficha, objetos vermelhos, tnts, livros

Referências: 
         Referencial curricular da Educação Infantil
        Livro: “Chapeuzinho vermelho e o Arco Íris Uma História sem Lobo” de Márcia Muraco Shobesberger
  Livro: “História dos lobos de todas as Cores”  por Meneer Zee (Autor), Gitte Vancoillie (Ilustrador), Marcelo Jordão (Tradutor)

PLANO III

Campo de experiência:
       Traços, Sons, Cores e Formas.
       Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos:
       Elementos da Linguagem Visual: Cores.
       Classificação.

Objetivos:
       (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
     Observar e manipular objetos e identificar características variadas como: cor. (Azul)
    (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso,cor,forma etc.).
    Identificar e classificar objetos, seguindo critério estabelecido: cor (Azul).

Desenvolvimento:

1° Momento: As crianças serão convidadas a assentar-se sobre um tnt azul e a imaginar que esse azul é o mar, nesse instante as professoras iniciarão a contagem da história “No imenso mar azul” de Ana Maria Machado e Claudius. Após contar a história deixar as crianças explorarem a caixa surpresa com objetos azul.




2° Momento: As professoras direcionarão as crianças para área externa da instituição e com a lata “Qual é a Cor” propor uma brincadeira, cada cor retirada da lata a criança precisa correr até um objeto da mesma cor, os quais serão disponibilizados anteriormente.

3° Momento: Dialogaremos com as crianças que nas obras de Tarsila do Amaral também encontramos a cor azul como na tela “O porto” onde os barcos estão sobre o mar azul. Apresentar a obra e convidá- los a pintar com pincel e tinta o mar azul sobre uma cartolina grande.




4° Momento: Hora do Conto: será apresentada a história “Aperte Aqui” de Hervé Tullet aproveitaremos este momento e brincaremos seguindo as orientações do livro.




5° Momento: Convidá-los a brincar de classificar por cor os objetos e colocá-los dentro da folha que corresponde a sua cor.

Avaliação: 
      A avaliação será por meio de observação se as crianças identificaram a cor apresentada.

Recursos:
         caixa surpresa, ficha, objetos azuis, tnt, livros, cartolina, tinta

Referências: 
         Referencial curricular da Educação Infantil
        Livro: “No imenso mar azul” de Ana Maria Machado e Claudius.
        Livro: “Aperte Aqui” de Hervé Tullet 
        Tela: "O porto" de Tarsila do Amaral

PLANO IV

Campo de experiência:
      Corpo, gestos e movimentos.
      Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Saberes e conhecimentos:
       Suportes, materiais e instrumentos para desenhar, pintar, folhear.
       Classificação.

Objetivos:
     (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
      Pintar utilizando diferentes recursos e suportes.
     (EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso,cor, forma etc.).
     Comparar, classificar e organizar objetos seguindo alguns critérios estabelecidos, como cor.

Desenvolvimento:

1° Momento: As professoras convidarão as crianças para uma roda da conversa e perguntarão quais as cores que a nossa caixa das cores trouxe, (Amarelo, Vermelho e Azul), explicaremos a elas que é a partir da mistura dessas cores que surgem as outras cores. As professoras cantarão uma música para iniciar a história as “Cores” de Ruth Rocha e Anna Flora ilustrações de Alberto LLinares.


2° Momento: Após ouvir a história convidaremos o grupo para fazer essa mistura no pátio externo. Disponibilizaremos cartolina, pincel fino e grosso e tintas para as misturas.
Azul+Amarelo= Verde
Amarelo+vermelho= Laranja
Vermelho+azul= Roxo
E assim vão surgindo as cores por meio de misturas.

3° Momento: As professoras apresentarão garrafinhas com água e irão contar às crianças que essas garrafinhas são mágicas, que quando uma criança bem inteligente, educada toca e chacoalha, elas por serem mágicas cada uma revela uma cor diferente.

4° Momento: Hora do Conto: Será apresentada a história “De que cor é o vento”? tradução Ana Maria Machado. Então exploraremos o livro, suas cores e texturas com as crianças. Dialogaremos com o grupo, realizando perguntas tais como: 
Quem pergunta de que cor é o vento?
Para o cachorro, que cor é o vento?
E para o lobo que cor é vento?
E que cor tem o vento para vocês?
Solicitaremos que fechem os olhos e sentam o vento, fazendo ventinho suave com um livro neles.




5° Momento: As professoras colocarão a música “As cores” do mundo Bita para as crianças assistirem para complementar a proposta.

Avaliação: A avaliação acontecerá por meio de observação durante as misturas das cores e se as crianças conseguiram classificar os objetos por cor.

Recursos:
         caixa surpresa, ficha, livros, cartolina, tinta

Referências: 
         Referencial curricular da Educação Infantil
        Livro: “Cores” de Ruth Rocha e Anna Flora ilustrações de Alberto LLinares.
        Livro:  “De que cor é o vento”? tradução Ana Maria Machado.

Planos de trabalho elaborados pela Professora Geisa Nara de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário