* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
PLANO DE TRABALHO 01
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
LINGUAGEM ORAL
NOÇÕES DE TEMPO
OBJETIVOS:
(EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
ORALIZAR SOBRE SUAS ATIVIDADES NA INSTITUIÇÃO OU VIVÊNCIAS FORA DELA
(EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR)
PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DO CARTAZ DA ROTINA, COMPREENDENDO OS DIFERENTES MOMENTOS QUE PASSAMOS NA INSTITUIÇÃO CADA DIA
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS EM RODA DE CONVERSA E APRESENTAREMOS AS IMAGENS QUE IRÃO COMPOR NOSSO CARTAZ DA ROTINA, A PARTIR DAS IMAGENS QUE FORAM TIRADAS NAS SEMANAS ANTERIORES, ONDE APRESENTAM-SE O QUE É DESENVOLVIDO NO CMEI NOS DIFERENTES MOMENTOS (HORAS) DO DIA, (CHEGADA, REFEIÇÕES, BRINCADEIRAS, ETC). O CARTAZ SERÁ EM FORMATO DE RELÓGIO (CIŔCULO), NAS FOTOS CONTERÃO AS LEGENDAS DOS MOMENTOS E NO CARTAZ OS HORÁRIOS. REALIZAREMOS DIÁLOGOS COM O GRUPO SOBRE O TEMPO, COM O OBJETIVO DE AUXILIAR A COMPREENSÃO PARA AQUELES QUE AINDA TEM DIFICULDADE DE ESPERAR E COMPREENDER O MOMENTO DE VOLTAR PARA CASA, APÓS SERÃO FIXADAS AS IMAGENS E O CARTAZ NA PAREDE. EM OUTRO MOMENTO APRESENTAREMOS A MÚSICA “"O RELÓGIO"” DE VINICIUS DE MORAES.
RECURSOS: CARTOLINA, FOTOS, TESOURA, FITA DUPLA FACE. CHROMEBOOK, EVA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
MÚSICA “O RELÓGIO” DE VINICIUS MORAES
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NA CONSTRUÇÃO DO CARTAZ DE ROTINA E DOS DIÁLOGOS AFETOS AOS MOMENTOS VIVENCIADOS NA INSTITUIÇÃO AO OBSERVAR AS IMAGENS.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
PATRIMÔNIO CULTURAL E LITERÁRIO
MEDIDAS PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS DE TEMPO
OBJETIVOS:
(EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA, PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA)
(EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR).
CONHECER RELÓGIO E SUA FUNÇÃO
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS NA RODA DE CONVERSA E REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA DO LIVRO “DE HORA EM HORA” DA AUTORA RUTH ROCHA, EM SEGUIDA NOS DIRECIONAREMOS ATÉ O CARTAZ DE ROTINA E RELEMBRAREMOS OS MOMENTOS QUE JÁ TRANSCORRERAM DURANTE AQUELE DIA (CHEGADA, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA) DIALOGAREMOS SOBRE AS HORAS, ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E MOMENTOS POSTERIORES QUE OCORRERÃO AO LONGO DO DIA, ENTÃO APRESENTAREMOS O RELÓGIO, OBJETO QUE TEM A FUNÇÃO DE MARCAR O TEMPO (HORAS), EM SEGUIDA APRESENTAREMOS E OBSERVAREMOS OS DIFERENTES RELÓGIOS QUE FORAM ENVIADOS PELOS PAIS.
RECURSOS: CARTAZ DO TEMPO, LIVRO, CESTO, RELÓGIOS
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIVRO: “DE HORA EM HORA” DE RUTH ROCHA
AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS VIVÊNCIAS ENVOLVENDO O TEMPOPLANO DE TRABALHO 03:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
MEDIDAS PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS DE TEMPO
SEU CORPO, SUAS POSSIBILIDADES MOTORAS, SENSORIAIS E EXPRESSIVAS.
OBJETIVOS:
(EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR).
RECONHECER O RELÓGIO E SUA FUNÇÃO
(EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS
PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS COM CANTIGAS.
DESENVOLVIMENTO:
ORGANIZAREMOS O ESPAÇO COM A COLCHA RODA DE CONVERSA E “O CESTO DE TESOURO” COM OS RELÓGIOS COLETADOS PARA QUE AS CRIANÇAS TENHAM NOVAMENTE O CONTATO COM OS MESMOS. RELEMBRAREMOS EM RODA DE CONVERSA PARA QUE SERVEM OS RELÓGIOS E SUA FUNÇÃO, INSTIGAREMOS QUE AS CRIANÇAS EXPLOREM OS MESMOS E OBSERVEM SUAS CARACTERÍSTICAS. EM SEGUIDA APRESENTAREMOS A CANÇÃO "XIQUE-XIQUE", A QUAL CANTAREMOS E REALIZAREMOS OS MOVIMENTOS SEGUINDO A CANÇÃO E UTILIZANDO O OBJETO RELÓGIO. EM OUTRO MOMENTO FAREMOS A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA "CHÁ DAS DEZ"… DE CELSO SISTO
RECURSOS: COLCHA RODA DE CONVERSA, CESTO, RELÓGIOS DIVERSOS, NOT.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
MÚSICA: Palavra Cantada | Xique-Xique
AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE O CONTATO COM OS RELÓGIOS, SE RECONHECEM ESSE INSTRUMENTO, BEM COMO SUA FUNÇÃO E PARTICIPAM DA CANÇÃO COM MOVIMENTOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário