terça-feira, 11 de abril de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo medidas padronizadas e não padronizadas de tempo (ROTINA)

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 



PLANO DE TRABALHO 01


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • LINGUAGEM ORAL

  • NOÇÕES DE TEMPO


OBJETIVOS:

  • (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES. 

  •  ORALIZAR SOBRE SUAS ATIVIDADES NA INSTITUIÇÃO OU VIVÊNCIAS FORA DELA

  • (EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR) 

  • PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DO CARTAZ DA ROTINA, COMPREENDENDO OS DIFERENTES MOMENTOS QUE PASSAMOS NA INSTITUIÇÃO CADA DIA

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS EM RODA DE CONVERSA E APRESENTAREMOS AS IMAGENS QUE IRÃO COMPOR NOSSO CARTAZ DA ROTINA, A PARTIR DAS IMAGENS QUE FORAM TIRADAS NAS SEMANAS ANTERIORES, ONDE APRESENTAM-SE O QUE É DESENVOLVIDO NO CMEI NOS DIFERENTES MOMENTOS (HORAS) DO DIA, (CHEGADA, REFEIÇÕES, BRINCADEIRAS, ETC). O CARTAZ SERÁ EM FORMATO DE RELÓGIO (CIŔCULO), NAS FOTOS CONTERÃO AS LEGENDAS DOS MOMENTOS E NO CARTAZ OS HORÁRIOS. REALIZAREMOS DIÁLOGOS COM O GRUPO SOBRE O TEMPO, COM O OBJETIVO DE AUXILIAR A COMPREENSÃO PARA AQUELES QUE AINDA TEM DIFICULDADE DE ESPERAR E COMPREENDER O MOMENTO DE VOLTAR PARA CASA, APÓS SERÃO FIXADAS AS IMAGENS E O CARTAZ NA PAREDE. EM OUTRO MOMENTO APRESENTAREMOS A MÚSICA “"O RELÓGIO"” DE VINICIUS DE MORAES.

RECURSOS: CARTOLINA, FOTOS, TESOURA, FITA DUPLA FACE. CHROMEBOOK, EVA 

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 MÚSICA “O RELÓGIO” DE VINICIUS MORAES

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NA CONSTRUÇÃO DO CARTAZ DE ROTINA E DOS DIÁLOGOS AFETOS AOS MOMENTOS VIVENCIADOS NA INSTITUIÇÃO AO OBSERVAR AS IMAGENS.



 PLANO DE TRABALHO 02:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • PATRIMÔNIO CULTURAL E LITERÁRIO

  • MEDIDAS PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS DE TEMPO


OBJETIVOS:

  • (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA, PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA)

  • (EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR).

  • CONHECER RELÓGIO E SUA FUNÇÃO

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ E CHAMADA) NOS ORGANIZAREMOS NA RODA DE CONVERSA E REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA DO LIVRO “DE HORA EM HORA” DA AUTORA RUTH ROCHA, EM SEGUIDA NOS DIRECIONAREMOS ATÉ O CARTAZ DE ROTINA E RELEMBRAREMOS OS MOMENTOS QUE JÁ TRANSCORRERAM DURANTE AQUELE DIA (CHEGADA, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA) DIALOGAREMOS SOBRE AS HORAS, ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E MOMENTOS POSTERIORES QUE OCORRERÃO AO LONGO DO DIA, ENTÃO APRESENTAREMOS O RELÓGIO, OBJETO QUE TEM A FUNÇÃO DE MARCAR O TEMPO (HORAS), EM SEGUIDA APRESENTAREMOS  E OBSERVAREMOS OS DIFERENTES RELÓGIOS QUE FORAM ENVIADOS PELOS PAIS. 

RECURSOS: CARTAZ DO TEMPO, LIVRO, CESTO, RELÓGIOS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LIVRO: “DE HORA EM HORA” DE RUTH ROCHA

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS VIVÊNCIAS ENVOLVENDO O TEMPO






 PLANO DE TRABALHO 03:


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:


  • ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS


SABERES E CONHECIMENTOS:


  • MEDIDAS PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS DE TEMPO

  • SEU CORPO, SUAS POSSIBILIDADES MOTORAS, SENSORIAIS E EXPRESSIVAS.

OBJETIVOS:

(EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR).

  • RECONHECER O RELÓGIO E SUA FUNÇÃO

     (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS

  • PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS COM CANTIGAS.

DESENVOLVIMENTO:

ORGANIZAREMOS O ESPAÇO COM A COLCHA RODA DE CONVERSA E “O CESTO DE TESOURO” COM OS RELÓGIOS COLETADOS PARA QUE AS CRIANÇAS TENHAM NOVAMENTE O CONTATO COM OS MESMOS. RELEMBRAREMOS EM RODA DE CONVERSA PARA QUE SERVEM OS RELÓGIOS E SUA FUNÇÃO, INSTIGAREMOS QUE AS CRIANÇAS EXPLOREM OS MESMOS E OBSERVEM SUAS CARACTERÍSTICAS. EM SEGUIDA APRESENTAREMOS A CANÇÃO "XIQUE-XIQUE", A QUAL CANTAREMOS E REALIZAREMOS OS MOVIMENTOS SEGUINDO A CANÇÃO E UTILIZANDO O OBJETO RELÓGIO.  EM OUTRO MOMENTO FAREMOS A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA "CHÁ DAS DEZ"… DE CELSO SISTO 


RECURSOS: COLCHA RODA DE CONVERSA, CESTO, RELÓGIOS DIVERSOS, NOT. 


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MÚSICA: Palavra Cantada | Xique-Xique


AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE O CONTATO COM OS RELÓGIOS, SE RECONHECEM ESSE INSTRUMENTO, BEM COMO SUA FUNÇÃO E  PARTICIPAM DA CANÇÃO COM MOVIMENTOS. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário