* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
Continuação dos planos envolvendo a casa (clique aqui para ver os planos anteriores)
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
ESTRATÉGIAS DE APRECIAÇÃO ESTÉTICA
CUIDADOS COM A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE
FAMÍLIA E ESCOLA
OBJETIVOS:
(EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
CUIDAR E APRECIAR A SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO E A DOS COLEGAS
(EI01EO01) DEMONSTRAR ATITUDES DE CUIDADO E SOLIDARIEDADE NA INTERAÇÃO COM CRIANÇAS E ADULTOS
IDENTIFICAR OS MEMBROS DE SUA FAMÍLIA
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA NOS ORGANIZAREMOS PARA APRECIARMOS A ATIVIDADE DA DOBRADURA QUE CADA UM ELABOROU JUNTAMENTE COM SEU FAMILIAR, EM RODA DE CONVERSA AS CRIANÇAS SERÃO CONVIDADAS A FALAREM QUEM MORA EM SUAS CASAS, IDENTIFICANDO ASSIM MEMBROS DA FAMÍLIA, NOMEADO - OS, ENTÃO CADA ATIVIDADE SERÁ EXPOSTA NO VARAL DE HISTÓRIAS, REALIZAREMOS DIÁLOGOS COM O GRUPO A SOBRE O RESPEITO COM OS TRABALHOS DOS COLEGAS E ORGANIZAÇÃO DE NOSSO ESPAÇO. EM OUTRO MOMENTO IREMOS REALIZAR A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “A CASA SONOLENTA” DE AUDREY WOOD, UTILIZANDO CAIXA DE PAPELÃO PARA SER A CAMA E BEXIGAS PARA SEREM OS PERSONAGENS, RELACIONANDO ASSIM QUEM MORA NA CASA AOS MEMBROS DAS NOSSAS FAMÍLIAS E QUE MORAM CONOSCO EM NOSSOS LARES.
RECURSOS: CAIXA, BEXIGAS, FITA ADESIVA, SULFITE, VARAL DA HISTÓRIA, LIVRO.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
HISTÓRIA:“ A CASA SONOLENTA” DE AUDREY WOOD
AVALIAÇÃO: SERÁ A PARTIR DOS DIÁLOGOS AFETOS AOS MEMBROS DE SUAS FAMÍLIAS E SE RESPEITAM SUAS PRODUÇÕES E A DOS COLEGAS.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
RIMAS E ALITERAÇÕES
DANÇA
OBJETIVOS:
(EI02EF02) IDENTIFICAR E CRIAR DIFERENTES SONS E RECONHECER RIMAS E ALITERAÇÕES EM CANTIGAS DE RODA E TEXTOS POÉTICOS.
(EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR), COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA NOS ORGANIZAREMOS EM CÍRCULO E APRESENTAREMOS O POEMA “A CASA E SEU DONO” DE ELIAS JOSÉ, UTILIZAREMOS O RECURSO DIDÁTICO LATA DA HISTÓRIA PARA ESTE MOMENTO, EM SEGUIDA IREMOS DANÇAR A MÚSICA “SE EU FOSSE” DO GRUPO MUSICAL TIQUEQUÊ. EM OUTRO MOMENTO DIALOGAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE O MATERIAL QUE LEVARÃO PARA CASA PARA BRINCAREM DURANTE O FINAL DE SEMANA, PEQUENO CONSTRUTOR (PEÇAS DE MADEIRA), JUNTOS SEPARAREMOS UMA QUANTIDADE DE PEÇAS PARA OS MESMOS, QUE DEVERÃO USAR A CRIATIVIDADE E BRINCAR JUNTO COM SEUS FAMILIARES, SOLICITAREMOS QUE NOS ENVIEM REGISTROS FOTOGRÁFICOS DESTES MOMENTOS.
RECURSOS: LATA, FIGURAS DOS ANIMAIS, JOGO PEQUENO CONSTRUTOR, CHROMEBOOK CAIXA DE SOM.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
POEMA “A CASA E SEU DONO” DE ELIAS JOSÉ
MÚSICA “SE EU FOSSE” DO GRUPO MUSICAL TIQUEQUÊ
AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO DAS VIVÊNCIAS, PRESTANDO ATENÇÃO NA HISTÓRIA, DANÇANDO E SEPARANDO AS PEÇAS PARA LEVAREM PARA CASA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
PROPRIEDADES DOS OBJETOS: FORMAS E TRIDIMENSIONALIDADE
OBJETIVOS:
(EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
EXPLORAR AS FORMAS DOS OBJETOS PERCEBENDO SUAS CARACTERÍSTICAS
MONTAR COM PALITOS DE SORVETE UMA CASA
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA NA SALA DE REFERÊNCIA DISTRIBUIREMOS AO GRUPO DE CRIANÇAS PALITOS DE SORVETE, COM OS MESMOS IREMOS MONTAR DIFERENTES FIGURAS GEOMÉTRICAS, APÓS SUGERIREMOS QUE REALIZEM TENTATIVAS DE MONTAR UMA CASA COM OS MESMOS, OS QUAIS SERÃO COLADOS EM SULFITE. EM OUTRO MOMENTO APRESENTAREMOS A CANÇÃO “A CASA” DE VINICIUS DE MORAES E TOQUINHO.
RECURSOS: PALITOS DE SORVETE, COLA, SULFITE, CAIXA DE SOM, CRHOMEBOOK
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
POEMA “A CASA” DE VINICIUS DE MORAES E TOQUINHO
AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO DAS VIVÊNCIAS, SE REALIZAM TENTATIVAS DE MONTAR AS FIGURAS GEOMÉTRICAS E A CASA.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
LINGUAGEM ORAL
SEU CORPO, SUAS POSSIBILIDADES MOTORAS, SENSORIAIS E EXPRESSIVAS.
OBJETIVOS:
(EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES
IDENTIFICAR ELEMENTOS EM OBRA DE ARTE
(EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E NOS JOGOS E BRINCADEIRAS
REALIZAR TENTATIVAS DE MANUSEAR TESOURAS
DESENVOLVIMENTO:
APÓS MOMENTOS DE ROTINA NOS ORGANIZAREMOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA E APRESENTAREMOS A IMAGEM DO ARTISTA PLÁSTICO VAN GOGH, OBSERVAREMOS QUEM RELEMBRARÁ O NOME DO MESMO, ENTÃO DESTACAREMOS FATOS DE SUA BIOGRAFIA NOVAMENTE, DESTA VEZ IREMOS EXIBIR PARA APRECIAÇÃO A TELA “O QUARTO EM ARLES”, DIALOGAREMOS SOBRE O QUE ESTÁ RETRATADO NA MESMA, ENTÃO DISTRIBUIREMOS PARA AS CRIANÇAS OBSERVAREM, NOMEAREM E PROCURAREM EM REVISTAS COM PROPAGANDAS DE LOJAS DE MÓVEIS, OS OBJETOS QUE FAZEM PARTE DE UM QUARTO, ASSIM COMO NA OBRA DE VAN GOGH, DISPONIBILIZAREMOS TESOURAS SEM PONTA, PARA QUE TENHAM CONTATO COM O OBJETO E TENTEM MANUSEÁ-LO E RECORTAR AS IMAGENS. EM OUTRO MOMENTO APÓS AS CRIANÇAS ENCONTRAREM AS IMAGENS DOS MÓVEIS DO QUARTO, REALIZAREMOS COM ELES A COLAGEM NAS CASAS QUE FIZERAM ANTERIORMENTE COM OS PALITOS DE SORVETE.
RECURSOS: TELAS, COLA, TESOURA, SULFITE, REVISTAS
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
TELA “O QUARTO” DE VAN GOGH
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DOS DIÁLOGOS AFETOS A IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS PRESENTES NA OBRA DE ARTE E NOS MOMENTOS DE MANIPULAÇÃO DO OBJETO (TESOURA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário