quinta-feira, 20 de abril de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo diferentes campos de experiência a partir de obra de arte

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 



PLANO DE TRABALHO 1:


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

SABERES E CONHECIMENTOS:
* OBRAS DE ARTE.
*ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: TEXTURAS, CORES, SUPERFÍCIES, VOLUMES,
ESPAÇOS, FORMAS, ETC.

OBJETIVOS:
(EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO(ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES,PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* APRECIAR DIFERENTES OBRAS DE ARTE; PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: TINTAS, ROLOS, PINCÉIS.


DESENVOLVIMENTO:

EM RODA DE CONVERSA RELEMBRAREMOS O CALENDÁRIO, O RELÓGIO E SOBRE O TEMPO QUE TEMOS PRA TUDO. DESTACAREMOS SOBRE O TEMPO DE ESTAR NA INSTITUIÇÃO E EM CASA. CONVIDAREMOS CADA CRIANÇA PARA FALAR O QUE MAIS GOSTAM DE FAZER NO TEMPO QUE ESTÁ NO CMEI, E O QUE GOSTAM DE FAZER QUANDO ESTÃO EM CASA. EM SEGUIDA APRESENTAREMOS A OBRA “A CASA AMARELA” DE VAN GOGH E RELATAREMOS QUE ESTA CASA ERA DELE, E FOI PINTADA PELO ARTISTA, E QUE PINTOU DE AMARELO PORQUE ERA SUA COR FAVORITA. APÓS APRECIAREM A OBRA E CONHECEREM UM POUCO MAIS SOBRE O ARTISTA IREMOS PROPOR A CONSTRUÇÃO DE UMA “CASINHA AMARELA A QUAL SERÁ INICIADA NA PARTE EXTERNA (SOLÁRIO) COM PINTURA DE CARTOLINA NA COR EM QUESTÃO. APRESENTAREMOS A COR AMARELA, INCENTIVANDO QUE NOMEIEM A MESMA E FALEM O QUE MAIS PODEMOS ENCONTRAR NA COR AMARELA, NO NOSSO DIA A DIA E EM VOLTA.
OBS: AS CARTOLINAS SERÃO GUARDADAS PARA USO POSTERIOR NA CONSTRUÇÃO DA CASA.

RECURSOS: CALENDÁRIO, FICHAS, CARTOLINA, TINTA AMARELA, ROLOS, PINCÉIS.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBRA “A CASA AMARELA” DE VAN GOGH

AVALIAÇÃO: SE DARÁ ATRAVÉS DA APRECIAÇÃO DA OBRA E NOS COMENTÁRIOS RELACIONADOS A PRÓPRIA CASA E NA PARTICIPAÇÃO DE PINTURA PROPOSTA.

PLANO DE TRABALHO 2:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
* ESCUTA, FALA E PENSAMENTO

SABERES E CONHECIMENTOS:
*OBRAS DE ARTE.

OBJETIVOS:
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* APRECIAR DIFERENTES IMAGENS E ELEMENTOS TRIDIMENSIONAIS (OBJETOS, REVISTAS, FOTOS, PRODUÇÕES COLETIVAS E OBRAS DE ARTE).
* (EI02EF03) DEMONSTRAR INTERESSE E ATENÇÃO AO OUVIR A LEITURA DE HISTÓRIAS E OUTROS TEXTOS, DIFERENCIANDO ESCRITA DE ILUSTRAÇÕES, E ACOMPANHANDO, COM ORIENTAÇÃO DO ADULTO-LEITOR, A DIREÇÃO DA LEITURA (DE CIMA PARA BAIXO, DA ESQUERDA PARA A DIREITA).
* PARTICIPAR DE MOMENTOS DE LEITURA DE HISTÓRIA E FAZER ASSOCIAÇÕES COM O QUE VIU ANTERIORMENTE E DURANTE BRINCADEIRA.

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA ( HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA, CALENDÁRIO E COMO ESTÁ O TEMPO), CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA A BRINQUEDOTECA ONDE APRESENTAREMOS O VÍDEO HISTÓRIA DE VAN GOGH L HISTÓRIAS INFANTIS … PARA ASSIM CONHECEREM UM POUCO MAIS SOBRE O ARTISTA “VAN GOGH”. EM SEGUIDA RETOMAREMOS A CONVERSA SOBRE A CASA E APRESENTAREMOS SUA OBRA NA VERSÃO 3D, PARA FAZERMOS UM PASSEIO PELA “CASA AMARELA DE VAN GOGH”. EM RODA DE CONVERSA AS CRIANÇAS IRÃO EXPRESSAR COMO É A CASA, O QUE TEM NELA ETC. EM OUTRO MOMENTO FAREMOS A LEITURA DA HISTÓRIA “DENTRO DA CASA TEM” DE MÁRCIA ALEVI E EM SEGUIDA DISPONIBILIZAREMOS O BRINQUEDO “ CASINHA ENCANTADA” (MDF) PARA BRINCAREM.

RECURSOS: TV, LIVRO, BRINQUEDO EM MDF

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIVRO “DENTRO DA CASA TEM” DE MÁRCIA ALEVI

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS O INTERESSE EM APRECIAR OBRAS DE ARTE, A HISTÓRIA E A BRINCADEIRA E SE FAZEM ASSOCIAÇÃO AO TEMA EM QUESTÃO “CASA” .









PLANO DE TRABALHO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
*TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
*ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
*ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: TEXTURAS, CORES, SUPERFÍCIES, VOLUMES, ESPAÇOS, FORMAS, ETC.
* TEXTURA, MASSA E TAMANHO DOS OBJETOS

OBJETIVOS:
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: CAIXAS, EMBALAGENS, TECIDOS, TINTAS, TAMPINHAS, ARGILA, MASSA DE MODELAR E OUTROS.
* (EI02ET01) EXPLORAR E DESCREVER SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DOS OBJETOS (TEXTURA, MASSA, TAMANHO).
* PERCEBER E ORALIZAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OBJETOS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO E MANUSEIO: CHEIO/VAZIO

DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DA ROTINA (HIGIENE, CAFÉ DA MANHÃ, CHAMADA, CALENDÁRIO E COMO ESTÁ O TEMPO), OBSERVAREMOS NOVAMENTE A OBRA “A CASA AMARELA" DE "VAN GOGH” E RELEMBRAREMOS SOBRE A CASINHA AMARELA QUE IREMOS CONSTRUIR. PARA DAR CONTINUIDADE NA CONSTRUÇÃO INICIAREMOS INDAGANDO SOBRE COMO VAMOS FAZER A CASA? O QUE PODEMOS USAR PARA CONSTRUÍ- LA? EM SEGUIDA APRESENTAREMOS O MATERIAL “CAIXA DE PAPELÃO” INSTIGANDO A PENSAREM SE É POSSÍVEL USÁ- LA. CONTAREMOS ENTÃO QUE ESTAS SERÃO AS PAREDES DA CASA E PARA QUE ELAS FIQUEM MAIS FORTES IREMOS ENCHÊ- LAS COM PAPEL DE JORNAL E REVISTAS DEPOIS FECHÁ- LAS COM FITA. NESSE PROCESSO ENFATIZAREMOS QUESTÕES COMO CHEIA E VAZIA PARA AS CAIXAS. APROVEITAREMOS ESSE MOMENTO PARA FALAR QUE EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE CASA. EM MOMENTO DE ORGANIZAÇÃO PARA SAÍDA CONTAREMOS A HISTÓRIA “OS 3 PORQUINHOS” UTILIZANDO O AVENTAL DE HISTÓRIAS.

OBSERVAÇÃO: AS CAIXAS SERÃO UTILIZADAS POSTERIORMENTE NA CONSTRUÇÃO DA CASA.

RECURSOS: AVENTAL DE HISTÓRIA, CAIXAS DE PAPELÃO, REVISTAS, JORNAIS, FITAS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: SERÁ DURANTE A PARTICIPAÇÃO E MANIPULAÇÃO DO MATERIAL OFERECIDO, SE PERCEBEM O MATERIAL “CAIXA “ COMO UM RECURSO PARA CONSTRUÇÃO DA CASINHA E CONSEGUEM DIFERENCIAR O CHEIO E VAZIO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário