quarta-feira, 26 de abril de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho continuando brincadeiras de faz de conta, envolvendo o tema CASA

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 



CONTINUAÇÃO DOS PLANOS SOBRE A CASA (CLIQUE AQUI, PARA CONFERIR OS PLANOS ANTERIORES)





Plano de trabalho 1


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • FATOS DA HISTÓRIA NARRADA.

  • CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.


OBJETIVOS:

(EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.

  • RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE AS HISTÓRIAS NARRADAS.

  • RECONHECER CENÁRIOS DE DIFERENTES HISTÓRIAS.


DESENVOLVIMENTO:

APÓS MOMENTOS DE ROTINA E UTILIZARMOS A TELA "A CASA AMARELA" DE VAN GOGH PARA REALIZARMOS A CHAMADA E CONFERIRMOS QUEM NÃO VEIO A AULA. NO VARAL DE HISTÓRIA RELEMBRAREMOS A HISTÓRIA “OS 3 PORQUINHOS”,  UTILIZANDO IMAGENS DA MESMA, EM SEGUIDA DESTACAREMOS OS TIPOS DE CASA DA HISTÓRIA (PALHA, MADEIRA E TIJOLOS) E A CASINHA AMARELA QUE ESTAMOS CONSTRUINDO, EM SEGUIDA, NA PARTE EXTERNA, (SOLÁRIO) UTILIZANDO O MATERIAL QUE JÁ TEMOS ORGANIZADO DAREMOS CONTINUIDADE NA CONSTRUÇÃO DA CASA COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS. NESSE MOMENTO FAREMOS ASSOCIAÇÕES COM A HISTÓRIA CONTADA ANTERIORMENTE, CONVIDANDO ASSIM AS CRIANÇAS A VIVENCIAR A HISTÓRIA. LEVANTAREMOS QUESTÕES COMO, SERÁ QUE A CASA ESTÁ FORTE? QUE TAL EXPERIMENTAR E ENTRAR NA CASA? QUE TAL ASSOPRAR A CASA? DISPONIBILIZAREMOS TAMBÉM OS FANTOCHES E/OU AS MÁSCARAS  DA HISTÓRIA PARA QUE BRINQUEM. 


RECURSOS: VARAL DE HISTÓRIA, FICHAS, CAIXAS, CARTOLINAS, FANTOCHES. 


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL


AVALIAÇÃO: DURANTE A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA E VIVÊNCIA OBSERVAREMOS SE RECONHECEM A HISTÓRIA RESPONDENDO A QUESTIONAMENTOS SOBRE A MESMA E RECONHECEM OS DIFERENTES CENÁRIOS. 







Plano de trabalho 2:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • CRIAÇÃO E RECONTO DE HISTÓRIAS.


OBJETIVOS:

(EI02EF06) CRIAR E CONTAR HISTÓRIAS ORALMENTE, COM BASE EM IMAGENS OU TEMAS SUGERIDOS.

  • RECONTAR HISTÓRIAS AO BRINCAR DE FAZ DE CONTA.


DESENVOLVIMENTO:

APRESENTAREMOS A HISTÓRIA CANTADA "A CASA AMARELA- BRUNA MESQUITA" E RELEMBRAREMOS O LIVRO “ DENTRO DA CASA TEM”, ONDE É POSSÍVEL INSTIGAR AS CRIANÇAS A PENSAREM SOBRE O QUE PODE TER  EM UMA CASA, ASSIM COMO PERCEBEMOS COM A CANÇÃO. EM SEGUIDA ORGANIZAREMOS COM AS CRIANÇAS MATERIAIS, OBJETOS, BRINQUEDOS PARA COMPOR A CASINHA AMARELA CONSTRUÍDA ANTERIORMENTE E PARA QUE BRINQUEM DE FAZ DE CONTA.


RECURSOS: TV, LIVRO, CASA AMARELA PRONTA, BRINQUEDOS DE CASINHA DIVERSOS, CAIXAS ETC. 


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MÚSICA: A CASA AMARELA- BRUNA MESQUITA

HISTÓRIA:“ A CASA TEM” DE MÁRCIA ALEVI


AVALIAÇÃO: SERÁ DURANTE A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA, A CRIAÇÃO E IMAGINAÇÃO  AO ORGANIZAR O ESPAÇO PARA RECONTAR A HISTÓRIA.


Plano de trabalho 3:

 CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • SUPORTES, MATERIAIS, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES VISUAIS E SEUS USOS.

  •   PROPRIEDADE  DOS  OBJETOS: FORMAS E TRIDIMENSIONALIDADE.

OBJETIVOS:

(EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.

  • PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: LEGO, PALITOS, BLOCOS, PAPEL. 


DESENVOLVIMENTO:

RECEBEREMOS AS CRIANÇAS COM O JOGO “CONSTRUTOR”. APÓS MOMENTOS DA ROTINA APRESENTAREMOS A OBRA “A CASA AMARELA” PARA QUE OBSERVEM NOVAMENTE, AS FICHAS COM CASAS DA HISTÓRIA DOS 3 PORQUINHOS E MAIS ALGUMAS IMAGENS DE CASA. NA SALA DE REFERÊNCIA DISPONIBILIZAREMOS MATERIAIS DIVERSOS, PEÇAS DE MONTAR, BLOCOS EM MDF, BLOCO CONSTRUTOR, PALITOS DE SORVETE PARA QUE CRIEM CASAS UTILIZANDO AS DIFERENTES POSSIBILIDADES E RECURSOS. 

EM OUTRO MOMENTO EM RODA DE CONVERSA APRESENTAREMOS UMA CASA FEITA COM DOBRADURA E O MATERIAL QUE ENVIAREMOS PARA SUAS CASAS PARA QUE JUNTAMENTE COM A FAMÍLIA REALIZEM A SEGUINTE PROPOSTA: ALÉM DAS TENTATIVAS DE FAZER A DOBRADURA DA CASA E ESCOLHER A COR FAVORITA PARA COLORIR, COMPLETEM DESENHANDO OS MEMBROS DE SUAS FAMÍLIAS, AS  PESSOAS QUE MORAM NA CASA. 

OBS: ESSA ATIVIDADE IRÁ PARA O PORTFÓLIO. 


RECURSOS: TV, LIVRO, CASA AMARELA PRONTA, BRINQUEDOS DE CASINHA DIVERSOS, CAIXAS ETC. 


REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL


AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE A PARTICIPAÇÃO, CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO AO UTILIZAR OS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário