quarta-feira, 24 de maio de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho para trabalho de identidade a partir de diferentes livros e telas pertencentes ao patrimônio cultural

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 



PLANO 1

 CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • O EU, O OUTRO E O NÓS

  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

  • OBRAS DE ARTE


OBJETIVOS:

  • (EI02EO05) PERCEBER QUE AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES, RESPEITANDO ESSAS DIFERENÇAS. 

  • IDENTIFICAR PROGRESSIVAMENTE SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, RECONHECENDO DIFERENÇAS COM AS DE SEUS COLEGAS 

  • (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS

  • EXPERIMENTAR DIVERSAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO VISUAL BIDIMENSIONAL E TRIDIMENSIONAL NA ELABORAÇÃO DE SEU AUTORRETRATO


DESENVOLVIMENTO

APÓS MOMENTOS DE ROTINA CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS A CONHECEREM E APRECIAREM OUTROS IMPORTANTES EXPOENTES DAS ARTES QUE TAMBÉM ELABORARAM SEU AUTORRETRATO, DOS QUAIS ESTÃO LEONARDO DA VINCI, ANITA MALFATTI, TARSILA DO AMARAL, SALVADOR DALÍ, PABLO PICASSO, FRIDA KAHLO.

(dica de site com os autorretratos) APRESENTAREMOS SEUS RETRATOS E DIALOGAREMOS SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.  EM SEGUIDA DISPONIBILIZAREMOS AO GRUPO DE CRIANÇAS FOTOS SUAS EM TAMANHO A4 E ELEMENTOS DA NATUREZA, OS QUAIS FORAM COLETADOS EM MOMENTO ANTERIOR, LÃ, TAMPINHA DE GARRAFA ENTRE OUTROS, PARA QUE REALIZEM UMA COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA DECORANDO A PRÓPRIA IMAGEM. 

NA COLCHA RODA DE CONVERSA REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “EU SOU ASSIM E VOU TE MOSTRAR” DE HEINZ JANISCH. 


RECURSOS: FOTOS PLASTIFICADAS, ELEMENTOS DA NATUREZA, LÃ, TAMPINHA DE GARRAFA, MASSA DE MODELAR


 REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

HISTÓRIA “EU SOU ASSIM E VOU TE MOSTRAR” DE HEINZ JANISCH. 


AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DOS RELATOS AFETOS AS PROPOSIÇÕES EM MOMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E DOS COLEGAS. 












PLANO 2

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • O EU, O OUTRO E O NÓS

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

  • SUPORTES, MATERIAIS E INSTRUMENTOS PARA DESENHAR, PINTAR, FOLHEAR


OBJETIVOS:

  • (EI02EO05) PERCEBER QUE AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES, RESPEITANDO ESSAS DIFERENÇAS.  

  • APONTAR AS PARTES DO CORPO QUE CONTÉM NA HISTÓRIA

  • (EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.

  • REALIZAR TENTATIVAS DE SIMETRIA NO DESENHO DO PRÓRPIO ROSTO 


DESENVOLVIMENTO

RELEMBRAREMOS SOBRE OS AUTORRETRATOS  EXPOSTOS NO VARAL DA HISTÓRIA E ENTÃO REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “MEU CORPO” DE RUTH ROCHA, DIALOGAREMOS SOBRE AS FUNÇÕES DE CADA PARTE DE NOSSO CORPO, SOLICITAREMOS QUE APONTEM AS PARTES QUE APARECEM NA HISTÓRIA, ENTÃO APRESENTAREMOS A POSSIBILIDADE DA ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO DE SIMETRIA DE SEUS ROSTOS, OS QUAIS ESTARÃO IMPRESSOS A METADE E A OUTRA A CRIANÇA DEVERÁ REALIZAR TENTATIVAS DE DESENHAR O RESTANTE.

 

RECURSOS: SULFITE, LÁPIS DE COR, LIVRO, VARAL DA HISTÓRIA, FOTOS


 REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

“MEU CORPO” DE RUTH ROCHA


AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS MOMENTOS DE APONTAR AS PARTES DO CORPO QUE CONTÉM NA HISTÓRIA E NA TENTATIVA DE REALIZAR A SIMETRIA NO DESENHO DO ROSTO




PLANO 3

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • O CORPO E SEUS MOVIMENTOS

  • SUPORTES, MATERIAIS, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES VISUAIS E SEUS USOS


OBJETIVOS:

  • (EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR) COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES 

  • IMITAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS DOS ANIMAIS QUE CONTÊM NA HISTÓRIA

  • (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS

  • REALIZAR COMPOSIÇÃO UTILIZANDO MATERIAIS DIFERENCIADOS


DESENVOLVIMENTO

NA COLCHA RODA DE CONVERSA REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “QUEM SOU EU” DE ANA MARIA MACHADO, ENTÃO UTILIZAREMOS O ESPAÇO DO REFEITÓRIO PARA ELABORARMOS UMA COMPOSIÇÃO INSPIRADA NOS DIFERENTES AUTORRETRATOS UTILIZANDO MATERIAIS DIFERENCIADOS, ORGANIZAREMOS PAPEL ALUMÍNIO EM UMA BASE DE CARTOLINA E DISPONIBILIZAREMOS COLA COLORIDA PARA QUE A PARTIR DE SEUS REFLEXOS TENTEM REALIZAR SEU AUTORRETRATO.

NO GRAMADO IREMOS BRINCAR REALIZANDO OS DIFERENTES MOVIMENTOS CORPORAIS QUE APARECEM NA HISTÓRIA, IMITANDO DIFERENTES ANIMAIS CONFORME SOLICITADO PELAS PROFESSORAS.


RECURSOS: COLA COLORIDA, LIVRO, PAPEL ALUMÍNIO, CARTOLINA


 REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

“QUEM SOU EU” DE ANA MARIA MACHADO


AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS MOMENTOS DE IMITAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS E NA PARTICIPAÇÃO DA COMPOSIÇÃO COM MATERIAIS VARIADOS






PLANO 4


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

  • O EU, O OUTRO E O NÓS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • PROPRIEDADES DOS OBJETOS: FORMAS E TRIDIMENSIONALIDADE

  • SENSAÇÕES, EMOÇÕES E PERCEPÇÕES


OBJETIVOS:

  • (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS

  • EXPLORAR AS FORMAS DO PORCO ESPINHO PERCEBENDO SUAS CARACTERÍSTICAS

  • (EI02EO04) COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER


DESENVOLVIMENTO

APRESENTAREMOS A HISTÓRIA “PEDRO VIRA PORCO-ESPINHO” DE JANAINA TOKITAKA, REALIZAREMOS DIÁLOGOS SOBRE EMOÇÕES E SENTIMENTOS.  ENTÃO NO SOLÁRIO IREMOS PROPOR ÀS CRIANÇAS QUE MODELEM COM ARGILA UM PORCO ESPINHO E UTILIZAREMOS PALITOS DE DENTE PARA REPRESENTAR OS ESPINHOS DO ANIMALZINHO.


RECURSOS: ARGILA, PALITOS, LIVRO


 REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

HISTÓRIA “PEDRO VIRA PORCO-ESPINHO” DE JANAINA TOKITAKA


AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA MODELAGEM COM ARGILA 






Nenhum comentário:

Postar um comentário