* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
PLANO 1
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
O EU, O OUTRO E O NÓS
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
OBRAS DE ARTE
OBJETIVOS:
(EI02EO05) PERCEBER QUE AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES, RESPEITANDO ESSAS DIFERENÇAS.
IDENTIFICAR PROGRESSIVAMENTE SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, RECONHECENDO DIFERENÇAS COM AS DE SEUS COLEGAS
(EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS
EXPERIMENTAR DIVERSAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO VISUAL BIDIMENSIONAL E TRIDIMENSIONAL NA ELABORAÇÃO DE SEU AUTORRETRATO
DESENVOLVIMENTO
APÓS MOMENTOS DE ROTINA CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS A CONHECEREM E APRECIAREM OUTROS IMPORTANTES EXPOENTES DAS ARTES QUE TAMBÉM ELABORARAM SEU AUTORRETRATO, DOS QUAIS ESTÃO LEONARDO DA VINCI, ANITA MALFATTI, TARSILA DO AMARAL, SALVADOR DALÍ, PABLO PICASSO, FRIDA KAHLO.
(dica de site com os autorretratos) APRESENTAREMOS SEUS RETRATOS E DIALOGAREMOS SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS. EM SEGUIDA DISPONIBILIZAREMOS AO GRUPO DE CRIANÇAS FOTOS SUAS EM TAMANHO A4 E ELEMENTOS DA NATUREZA, OS QUAIS FORAM COLETADOS EM MOMENTO ANTERIOR, LÃ, TAMPINHA DE GARRAFA ENTRE OUTROS, PARA QUE REALIZEM UMA COMPOSIÇÃO ARTÍSTICA DECORANDO A PRÓPRIA IMAGEM.
NA COLCHA RODA DE CONVERSA REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “EU SOU ASSIM E VOU TE MOSTRAR” DE HEINZ JANISCH.
RECURSOS: FOTOS PLASTIFICADAS, ELEMENTOS DA NATUREZA, LÃ, TAMPINHA DE GARRAFA, MASSA DE MODELAR
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
HISTÓRIA “EU SOU ASSIM E VOU TE MOSTRAR” DE HEINZ JANISCH.
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DOS RELATOS AFETOS AS PROPOSIÇÕES EM MOMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E DOS COLEGAS.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
O EU, O OUTRO E O NÓS
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
SUPORTES, MATERIAIS E INSTRUMENTOS PARA DESENHAR, PINTAR, FOLHEAR
OBJETIVOS:
(EI02EO05) PERCEBER QUE AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES, RESPEITANDO ESSAS DIFERENÇAS.
APONTAR AS PARTES DO CORPO QUE CONTÉM NA HISTÓRIA
(EI02CG05) DESENVOLVER PROGRESSIVAMENTE AS HABILIDADES MANUAIS, ADQUIRINDO CONTROLE PARA DESENHAR, PINTAR, RASGAR, FOLHEAR, ENTRE OUTROS.
REALIZAR TENTATIVAS DE SIMETRIA NO DESENHO DO PRÓRPIO ROSTO
DESENVOLVIMENTO
RELEMBRAREMOS SOBRE OS AUTORRETRATOS EXPOSTOS NO VARAL DA HISTÓRIA E ENTÃO REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “MEU CORPO” DE RUTH ROCHA, DIALOGAREMOS SOBRE AS FUNÇÕES DE CADA PARTE DE NOSSO CORPO, SOLICITAREMOS QUE APONTEM AS PARTES QUE APARECEM NA HISTÓRIA, ENTÃO APRESENTAREMOS A POSSIBILIDADE DA ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO DE SIMETRIA DE SEUS ROSTOS, OS QUAIS ESTARÃO IMPRESSOS A METADE E A OUTRA A CRIANÇA DEVERÁ REALIZAR TENTATIVAS DE DESENHAR O RESTANTE.
RECURSOS: SULFITE, LÁPIS DE COR, LIVRO, VARAL DA HISTÓRIA, FOTOS
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
“MEU CORPO” DE RUTH ROCHA
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS MOMENTOS DE APONTAR AS PARTES DO CORPO QUE CONTÉM NA HISTÓRIA E NA TENTATIVA DE REALIZAR A SIMETRIA NO DESENHO DO ROSTO
PLANO 3
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
O CORPO E SEUS MOVIMENTOS
SUPORTES, MATERIAIS, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DAS ARTES VISUAIS E SEUS USOS
OBJETIVOS:
(EI02CG03) EXPLORAR FORMAS DE DESLOCAMENTO NO ESPAÇO (PULAR, SALTAR, DANÇAR) COMBINANDO MOVIMENTOS E SEGUINDO ORIENTAÇÕES
IMITAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS DOS ANIMAIS QUE CONTÊM NA HISTÓRIA
(EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS
REALIZAR COMPOSIÇÃO UTILIZANDO MATERIAIS DIFERENCIADOS
DESENVOLVIMENTO
NA COLCHA RODA DE CONVERSA REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “QUEM SOU EU” DE ANA MARIA MACHADO, ENTÃO UTILIZAREMOS O ESPAÇO DO REFEITÓRIO PARA ELABORARMOS UMA COMPOSIÇÃO INSPIRADA NOS DIFERENTES AUTORRETRATOS UTILIZANDO MATERIAIS DIFERENCIADOS, ORGANIZAREMOS PAPEL ALUMÍNIO EM UMA BASE DE CARTOLINA E DISPONIBILIZAREMOS COLA COLORIDA PARA QUE A PARTIR DE SEUS REFLEXOS TENTEM REALIZAR SEU AUTORRETRATO.
NO GRAMADO IREMOS BRINCAR REALIZANDO OS DIFERENTES MOVIMENTOS CORPORAIS QUE APARECEM NA HISTÓRIA, IMITANDO DIFERENTES ANIMAIS CONFORME SOLICITADO PELAS PROFESSORAS.
RECURSOS: COLA COLORIDA, LIVRO, PAPEL ALUMÍNIO, CARTOLINA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
“QUEM SOU EU” DE ANA MARIA MACHADO
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS MOMENTOS DE IMITAR OS MOVIMENTOS CORPORAIS E NA PARTICIPAÇÃO DA COMPOSIÇÃO COM MATERIAIS VARIADOS
PLANO 4
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
PROPRIEDADES DOS OBJETOS: FORMAS E TRIDIMENSIONALIDADE
SENSAÇÕES, EMOÇÕES E PERCEPÇÕES
OBJETIVOS:
(EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS
EXPLORAR AS FORMAS DO PORCO ESPINHO PERCEBENDO SUAS CARACTERÍSTICAS
(EI02EO04) COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER
DESENVOLVIMENTO
APRESENTAREMOS A HISTÓRIA “PEDRO VIRA PORCO-ESPINHO” DE JANAINA TOKITAKA, REALIZAREMOS DIÁLOGOS SOBRE EMOÇÕES E SENTIMENTOS. ENTÃO NO SOLÁRIO IREMOS PROPOR ÀS CRIANÇAS QUE MODELEM COM ARGILA UM PORCO ESPINHO E UTILIZAREMOS PALITOS DE DENTE PARA REPRESENTAR OS ESPINHOS DO ANIMALZINHO.
RECURSOS: ARGILA, PALITOS, LIVRO
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
HISTÓRIA “PEDRO VIRA PORCO-ESPINHO” DE JANAINA TOKITAKA
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA MODELAGEM COM ARGILA
Nenhum comentário:
Postar um comentário