* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
PLANO 1
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
NOÇÕES DE TEMPO
MEDIDAS PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS DE TEMPO
OBJETIVOS:
(EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR )
DESENVOLVER NOÇÕES DAS FASES DA VIDA ATRAVÉS DE SUAS IMAGENS
EXPLORAR INSTRUMENTOS DE NOSSA CULTURA QUE USAM NÚMEROS E MEDIDAS DE TEMPO EM CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS COMO: CALENDÁRIO
DESENVOLVIMENTO
UTILIZANDO AS FOTOS DAS CRIANÇAS BEBÊS E AS QUE REALIZAMOS A CHAMADA NO COTIDIANO, IREMOS FAZER A CHAMADA REALIZANDO COMPARAÇÃO DE COMO ERAM ANTES (BEBÊS) E ATUALMENTE (2 E 3 ANOS). DIALOGAREMOS SOBRE O CALENDÁRIO COMO INSTRUMENTO DE MEDIDA DE TEMPO E CANTAREMOS A CANTIGA “SETE DIAS A SEMANA TEM”.
NO SOLÁRIO BRINCAREMOS COM OS CAMINHÕES DE MONTAR E DESMONTAR, EXPLORANDO DIVERSOS MOVIMENTOS CORPORAIS E EXPERIMENTANDO DIFERENTES NÍVEIS DE VELOCIDADE.
RECURSOS: CAMINHÃO MONTA E DESMONTA, CALENDÁRIO, FOTOS, VARAL DA CHAMADA.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DOS RELATOS E PARTICIPAÇÃO NAS VIVÊNCIAS ENVOLVENDO NOÇÕES DE TEMPO
PLANO 2
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
O EU, O OUTRO E O NÓS
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
ATRIBUTOS FÍSICOS E FUNÇÃO SOCIAL DOS OBJETOS RELAÇÃO OBJETO/ QUANTIDADE (IDEIA DE CORRESPONDÊNCIA)
OBJETIVOS:
(EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS
COMPARTILHAR BRINQUEDOS EM SUAS ATIVIDADES DE EXPLORAÇÕES, INVESTIGAÇÕES OU DE FAZ DE CONTA.
(EI02ET07) CONTAR ORALMENTE OBJETOS, PESSOAS, LIVROS ETC., EM CONTEXTOS DIVERSOS
PERCEBER O USO DA CONTAGEM POR MEIO DE DIFERENTES ATIVIDADES REALIZADAS ORALMENTE PELA PROFESSORA
DESENVOLVIMENTO
IREMOS APRESENTAR A MÚSICA “EU ERA ASSIM” DE BIA BEDRAN, UTILIZANDO FANTOCHES. ENTÃO AS PROFESSORAS APRESENTARÃO AO GRUPO DE CRIANÇAS FOTO DE QUANDO ERAM BEBÊS TAMBÉM. APÓS UTILIZANDO A CANÇÃO REALIZAREMOS A CHAMADA E IREMOS MONTAR PARA EXPOSIÇÃO NA PORTA DE BLINDEX AS FOTOS QUE FORAM ENVIADAS PELOS PAIS E AS MAIS RECENTES QUE FORAM TIRADAS NA INSTITUIÇÃO. REALIZAREMOS ENTÃO BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA COM BONECAS, RELEMBRANDO OS PRINCIPAIS CUIDADOS QUE UM BEBE NECESSITA. (ALIMENTAÇÃO, CARINHO, BANHO ETC)
RECURSOS: CAIXA DE SOM, CHROME BOOK, BONECAS, BANHEIRAS, MAMADEIRAS, CHUPETAS, FOTOS, FITAS ADESIVAS
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
MÚSICA: “EU ERA ASSIM” DE BIA BEDRAN
AVALIAÇÃO: A PARTIR DA OBSERVAÇÃO SE AS CRIANÇAS COMPARTILHAM OS BRINQUEDOS E PERCEBEM O USO DE CONTAGEM NAS BRINCADEIRAS E EM OUTROS MOMENTOS DO DIA
PLANO 3
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
MOTRICIDADE
SONS DO CORPO, DOS OBJETOS E DA NATUREZA
OBJETIVOS:
(EI02CG02) DESLOCAR SEU CORPO NO ESPAÇO, ORIENTANDO-SE POR NOÇÕES COMO EM FRENTE, ATRÁS, NO ALTO, EMBAIXO, DENTRO, FORA ETC., AO SE ENVOLVER EM BRINCADEIRAS E ATIVIDADE DE DIFERENTES NATUREZAS.
INTERAGIR COM CRIANÇAS MENORES EM BRINCADEIRAS COM CIRCUITO MOTOR
(EI02TS03) UTILIZAR DIFERENTES FONTES SONORAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE EM BRINCADEIRAS CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS.
IMITAR GESTOS E SONS NA CANTIGA “SONS COM A BOCA”
DESENVOLVIMENTO
PEDIREMOS A PROFESSORA THAYANE DA TURMA DE 3 ANOS B, QUE ESTÁ GRÁVIDA QUE VÁ ATÉ NOSSA SALA PARA UM DIÁLOGO COM AS CRIANÇAS SOBRE A GRAVIDEZ, AS CRIANÇAS PODERÃO OBSERVAR SUA BARRIGA E TENTAR SENTIR O BEBE SE MEXER. APÓS UM DIÁLOGO COM O GRUPO RELEMBRANDO AS FASES DA VIDA, NOS ENCAMINHAREMOS ATÉ A TURMA DE BEBÊS PARA REALIZARMOS UMA INTERAÇÃO, NOS ORGANIZAREMOS PRIMEIRAMENTE PARA ENSINAR AS CRIANÇAS MENORES A MÚSICA “SONS COM A BOCA” DE MAIVE DUARTE ARNDT, EXERCITANDO ASSIM OS MÚSCULO DA FACE USADOS NO PROCESSO DA FALA, ENTÃO MONTAREMOS UM CIRCUITO MOTOR PARA QUE BRINQUEM E AUXILIEM OS MENORES A REALIZAR OS MOVIMENTOS QUE SERÃO NECESSÁRIOS, SUBIR, DESCER, PULAR E ROLAR.
RECURSOS: CIRCUITO DE ESPUMA, RÁDIO, CD
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
MÚSICA “SONS COM A BOCA” DE MAIVE DUARTE ARNDT
AVALIAÇÃO: SE DARÁ NOS MOMENTOS DE INTERAÇÃO COM OS BEBÊS, NA LOCOMOÇÃO NO CIRCUITO E SE REPRODUZEM OS SONS E GESTOS DA CANTIGA APRESENTADA
PLANO 4
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
REPRESENTAÇÃO DE QUANTIDADES
NOÇÕES DE TEMPO
OBJETIVOS:
(EI02ET08) REGISTRAR COM NÚMEROS A QUANTIDADE DE CRIANÇAS (MENINAS E MENINOS, PRESENTES E AUSENTES) E A QUANTIDADE DE OBJETOS DA MESMA NATUREZA (BONECAS, BOLAS, LIVROS ETC)
PARTICIPAR DE ATIVIDADES DE CULINÁRIA PARA PERCEBER A IMPORTÂNCIA DO TEMPO PARA ESPERAR DE PREPARO
DESENVOLVIMENTO
REALIZAREMOS A CHAMADA E UTILIZANDO NÚMEROS REGISTRAREMOS A QUANTIDADE DE CRIANÇAS QUE VIERAM A INSTITUIÇÃO E A DAS QUE FICARAM EM CASA, EM SEGUIDA AGRUPAREMOS UM GRUPO DE MENINAS E OUTRO DE MENINOS E UTILIZANDO SÍMBOLOS REGISTRAREMOS AS QUANTIDADES. APÓS ORGANIZADOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA REALIZAREMOS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “A FESTA” DE MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA DIALOGAREMOS SOBRE A FESTA DE ANIVERSÁRIO E SOBRE OS ALIMENTOS QUE SÃO SERVIDOS NAS MESMAS, NO VARAL DE HISTÓRIA SEPARAREMOS AS FOTOS DAS CRIANÇAS QUE TEM 2 ANOS E DAS QUE JÁ TEM 3 ANOS, OU SEJA AS QUE JÁ FIZERAM ANIVERSÁRIO. ENTÃO APÓS O REPOUSO NOS DIRIGIREMOS ATÉ O REFEITÓRIO PARA OBSERVAR E PARTICIPAR NA ATIVIDADE DE CULINÁRIA, ONDE SERÁ FEITO UM BOLO SAUDÁVEL COM AS CRIANÇAS, ENTÃO SERÁ EXPLICADO SOBRE O TEMPO QUE SERÁ NECESSÁRIO ESPERAR ATÉ QUE ESTEJA PRONTO (ASSADO) E APÓS PRONTO SERÁ DEGUSTADO POR TODAS AS TURMAS DA INSTITUIÇÃO, DESTACANDO OS ANIVERSARIANTES DO MÊS E OS QUE JÁ FIZERAM ANIVERSÁRIO.
RECURSOS: LIVRO, INGREDIENTES, IMAGENS, COLCHA RODA DE CONVERSA
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIVRO: “A FESTA” DE MARY FRANÇA E ELIARDO FRANÇA
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS A PARTICIPAÇÃO E A COMPREENSÃO DAS CRIANÇAS NOS MOMENTOS DE CONTAGEM E NA CULINÁRIA
PLANO 5
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
RELAÇÃO ENTRE IMAGEM OU TEMA E NARRATIVA
MARCAS GRÁFICAS
OBJETIVOS:
(EI02EF05) RELATAR EXPERIÊNCIAS E FATOS ACONTECIDOS, HISTÓRIAS OUVIDAS, FILMES OU PEÇAS TEATRAIS ASSISTIDOS ETC.
PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE CONVERSAS EM GRUPOS RELEMBRANDO ARTISTA APRESENTADO ANTERIORMENTE
(EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS
PRODUZIR DESENHO QUE REPRESENTE SEU AUTORRETRATO
DESENVOLVIMENTO
APÓS MOMENTOS DE ROTINA APRESENTAREMOS AS CRIANÇAS O AUTORRETRATO DO PINTOR VAN GOGH, OBSERVAREMOS QUEM RELEMBRARÁ O NOME DO EXPOENTE DAS ARTES E O QUE ELE FAZIA. ENTÃO EXPLICAREMOS DE FORMA SIMPLES O QUE É UM AUTORRETRATO, APÓS ORGANIZAREMOS CLIPART PARA QUE AS CRIANÇAS COM MATERIAIS RISCANTES REALIZEM TENTATIVAS DE ELABORAR UM DESENHO QUE REPRESENTE SEU AUTORRETRATO.
Assim, um autorretrato é um retrato,
uma imagem, que o artista faz de si mesmo.
Muito usado na pintura, na literatura ou na escultura,
o autorretrato nem sempre representa a imagem real da pessoa,
mas sim como o artista se vê:
aceita e assume ou tenta mudar
e isso depende de cada pessoa ou mesmo de cada momento.
RECURSOS: PAPEL CLIPART, GIZ DE CERA, CANETINHA, IMAGEM
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTORRETRATO VAN GOGH
AVALIAÇÃO: ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO SE GRUPO IDENTIFICA O PINTOR E REALIZA TENTATIVAS DE ATRAVÉS DE DESENHOS REPRESENTAR O PRÓPRIO AUTORRETRATO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário