sexta-feira, 19 de maio de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo noção de tempo a partir do tema "aniversário"

 * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país. 




PLANO 1

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

O EU, O OUTRO E O NÓS


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • SENSAÇÕES, EMOÇÕES E PERCEPÇÕES.

  • COMUNICAÇÃO.


OBJETIVOS:

(EI02EO04)   COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER.

  • USAR EXPRESSÕES FACIAIS E ORALIDADE PARA APOIAR SEUS RELATOS DE SITUAÇÕES VIVIDAS OU SUA OPINIÃO DIANTE DOS QUESTIONAMENTOS SOBRE UMA HISTÓRIA ESCUTADA.

  • PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE BRINCADEIRA BUSCANDO COMPARTILHAR ENREDOS E CENÁRIOS.

  • EXPRESSAR IDEIAS E SENTIMENTOS


DESENVOLVIMENTO


ORGANIZAREMOS AS CRIANÇAS NA COLCHA RODA DE CONVERSA PARA A LEITURA DA HISTÓRIA “GILDO” DE SILVANA RANDO. COM A HISTÓRIA IREMOS EXPLORAR ELEMENTOS LIGADOS À FESTA DE ANIVERSÁRIO, PRINCIPALMENTE O BALÃO, ELEMENTO QUE O PERSONAGEM DEMONSTRA TER MEDO.  E A PARTIR DISSO CONVERSAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE MEDOS, E SOBRE COMO  GILDO, O PERSONAGEM DA HISTÓRIA NOS ENSINA A ENCARAR TODOS ELES E TER CORAGEM. EM SEGUIDA IREMOS ENCHER  BALÕES AO SOM DA CANÇÃO: “VOU ENCHER O MEU BALÃO, DEPOIS VOU ESVAZIAR…VOU ENCHER O MEU BALÃO COM CUIDADO PARA NÃO ESTOURAR…” APÓS CADA CRIANÇA SERÁ CONVIDADA A BRINCAR COM SEU BALÃO ASSIM COMO GILDO. 


 RECURSOS: LIVRO, COLCHA RODA DE CONVERSA,BALÃO


 REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LIVRO: “GILDO” DE SILVANA RANDO.


AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE AS CRIANÇAS EXPRESSAM SUA IDEIAS E SENTIMENTOS A PARTIR DA HISTÓRIA E QUESTIONAMENTOS E PARTICIPAM DE MOMENTO DE BRINCADEIRA. 



PLANO 2


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • FATOS DA HISTÓRIA NARRADA.

  • CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.


OBJETIVOS:

(EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.

  • IDENTIFICAR PERSONAGENS E/OU CENÁRIOS E DESCREVER SUAS CARACTERÍSTICAS.

  • RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE AS HISTÓRIAS NARRADAS.


DESENVOLVIMENTO


RELEMBRAREMOS A HISTÓRIA DO GILDO APRESENTANDO IMAGENS DO LIVRO E UM ELEFANTE DE PELÚCIA ORGANIZADOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA, E COMO NA HISTÓRIA ENCHEREMOS UM BALÃO PARA COLOCAR NA PATA DELE, PARA VIVENCIAR UM FATO E CENA DA HISTÓRIA. NESSE MOMENTO TAMBÉM IREMOS ENCHER ALGUNS BALÕES, DIALOGAREMOS SOBRE O QUE TEM DENTRO DO BALÃO QUANDO OS ENCHEMOS (AR) ENTÃO ASSISTIREMOS O VÍDEO CLIPE DA CANÇÃO "O VENTO" DE VINICIUS DE MORAES E USAREMOS OS MESMOS  PARA COMPOR O ESPAÇO DA SALA E ASSIM SE FAMILIARIZAR COM ESSE ELEMENTO. 


 RECURSOS: LIVRO, BALÕES, BICHO DE PELÚCIA. 


 REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

                             POEMA "O VENTO" DE VINICIUS DE MORAES, (CLIQUE AQUI)


AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE A ORALIDADE E PARTICIPAÇÃO NA  IDENTIFICAÇÃO DOS PERSONAGENS, CENÁRIOS E FATOS  DA HISTÓRIA. 




PLANO 3


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

 ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • NOÇÕES DE TEMPO.

  • SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE ELEMENTOS.


OBJETIVOS:

(EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR).

  • DESENVOLVER NOÇÕES DE TEMPO: PASSAGEM DE ANIVERSÁRIO 

  • EXPLORAR DIFERENTES INSTRUMENTOS DE NOSSA CULTURA QUE USAM NÚMERO, GRANDEZAS E MEDIDAS DE TEMPO, EM CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS COMO: CALENDÁRIO

(EI02ET05) CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO (TAMANHO, PESO, COR, FORMA ETC.).

  • OBSERVAR E COMPARAR COM SEUS PARES AS DIFERENÇAS ENTRE TAMANHOS (MAIOR, MENOR) 


DESENVOLVIMENTO


APRESENTAREMOS A CANÇÃOANIVERSÁRIO DO GRUPO PALAVRA CANTADA, NA SEQUÊNCIA IREMOS EXPLORAR A CANÇÃO CONVERSANDO SOBRE QUANDO ERAM BEBÊS E COMO ESTÃO CRESCENDO. NESTE MOMENTO FAREMOS A CHAMADA UTILIZANDO AS FOTOS ENVIADAS PELAS FAMÍLIAS  PARA APRESENTARMOS CADA CRIANÇA QUANDO ERA BEBE E ASSIM INSTIGAR QUE OBSERVEM E PERCEBAM QUE ESTÃO CRESCENDO. EM OUTRO MOMENTO EM UM DOS CANTOS DA SALA  IREMOS COMPOR O PAINEL DOS ANIVERSARIANTES DOS MESES DE JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL.  RELEMBRAREMOS O USO DO CALENDÁRIO COMO INSTRUMENTO DE MEDIDA DO TEMPO  E ASSIM OBSERVAREMOS AS DATAS DE ANIVERSÁRIOS DAS CRIANÇAS. 


RECURSOS: NOT, FOLHA PLASTIFICADA, FOTOS PLASTIFICADAS,CANETINHA, CALENDÁRIO, FITA ADESIVA. 


 REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL


AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO DA PASSAGEM DO TEMPO E USO DE CALENDÁRIO PARA TAL, BEM COMO NA OBSERVAÇÃO DAS FOTOS PARA COMPARAR  A PASSAGEM DO TEMPO NO CRESCIMENTO, NO TAMANHO ENTRE SI E OS COLEGAS. 


PLANO 4


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • GÊNEROS TEXTUAIS, SEUS AUTORES, CARACTERÍSTICAS E SUPORTES.


OBJETIVOS:

(EI02EF08) MANIPULAR TEXTOS E PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA PARA AMPLIAR SEU CONTATO COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS (PARLENDAS, HISTÓRIAS DE AVENTURA, TIRINHAS, CARTAZES DE SALA, CARDÁPIOS, NOTÍCIAS ETC.).

  • PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA ENVOLVENDO DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS; HISTÓRIA 

  • VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS LÚDICAS EM CONTATO COM A HISTÓRIA  


DESENVOLVIMENTO


ORGANIZAREMOS O MOMENTO EM COLCHA RODA DE CONVERSA PARA A LEITURA DA HISTÓRIA “ FESTA DE ANIVERSÁRIO”  DE TELMA GUIMARÃES, NA SEQUÊNCIA IREMOS EXPLORAR A HISTÓRIA,  CONVERSAR SOBRE OS ELEMENTOS LIGADOS A FESTAS DE ANIVERSÁRIO (VELA DE BOLO, CHAPEUZINHO, BEXIGA,ETC) E RELEMBRAR OS ANIVERSARIANTES QUE ESTÃO DESTACADOS NO PAINEL DE ANIVERSARIANTES. APÓS CONVIDAREMOS A TURMA PARA UM FAZ DE CONTA, ONDE  DISPONIBILIZAREMOS PEÇAS DE MONTAR E PARA FAZER UM GRANDE BOLO DE ANIVERSÁRIO E CANTAR A MÚSICA TÍPICA DE ANIVERSÁRIOS: “PARABENS PRA VOCE”. E TAMBÉM LEMBRAREMOS A CANÇÃO ANIVERSÁRIO DO GRUPO PALAVRA CANTADA.    

OBSERVAÇÃO: SOLICITAREMOS QUE CADA CRIANÇA TRAGA NO DIA SEGUINTE  SEU BICHO DE PELÚCIA FAVORITO PARA VIVENCIAR A HISTÓRIA. 


 RECURSOS: COLCHA, LIVRO, PEÇAS DE MONTAR. 


 REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL


AVALIAÇÃO: SERÁ DURANTE A LEITURA DA HISTÓRIA, NA PARTICIPAÇÃO E ESCUTA DA HISTÓRIA  E NA BRINCADEIRA A PARTIR DA MESMA. 






PLANO 5


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO


SABERES E CONHECIMENTOS:

  • CRIAÇÃO E RECONTO DE HISTÓRIAS.


OBJETIVOS:

(EI02EF06) CRIAR E CONTAR HISTÓRIAS ORALMENTE, COM BASE EM IMAGENS OU TEMAS SUGERIDOS.

  • ORALIZAR CONTEXTOS E HISTÓRIAS CONTADAS, A SEU MODO.

  • RECONTAR HISTÓRIAS AO BRINCAR DE FAZ DE CONTA.


DESENVOLVIMENTO


RELEMBRAREMOS A HISTÓRIA “FESTA DE ANIVERSÁRIO”  DE TELMA GUIMARÃES ATRAVÉS DE IMAGENS DO LIVRO E DE DIÁLOGO, E EM SEGUIDA O ESPAÇO SERÁ ORGANIZADO COM ALGUNS ELEMENTOS DE FESTA DE ANIVERSÁRIO  PARA UMA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA, ONDE AS CRIANÇAS IRÃO  VIVENCIAR A HISTÓRIA COM OS BICHOS DE PELÚCIA QUE TROUXERAM DE CASA. 

 

RECURSOS: LIVRO, BALÕES, PEÇAS DE MONTAR, BICHOS DE PELÚCIA. 


 REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL


AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE RELEMBRAM A HISTÓRIA COM AS IMAGENS E DIALOGANDO E CONSEGUEM RECONTAR ATRAVÉS DE BRINCAR DE FAZ DE CONTA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário