* Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.
PLANO 1
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
SENSAÇÕES, EMOÇÕES E PERCEPÇÕES.
COMUNICAÇÃO.
OBJETIVOS:
(EI02EO04) COMUNICAR-SE COM OS COLEGAS E OS ADULTOS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS E FAZENDO-SE COMPREENDER.
USAR EXPRESSÕES FACIAIS E ORALIDADE PARA APOIAR SEUS RELATOS DE SITUAÇÕES VIVIDAS OU SUA OPINIÃO DIANTE DOS QUESTIONAMENTOS SOBRE UMA HISTÓRIA ESCUTADA.
PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE BRINCADEIRA BUSCANDO COMPARTILHAR ENREDOS E CENÁRIOS.
EXPRESSAR IDEIAS E SENTIMENTOS
DESENVOLVIMENTO
ORGANIZAREMOS AS CRIANÇAS NA COLCHA RODA DE CONVERSA PARA A LEITURA DA HISTÓRIA “GILDO” DE SILVANA RANDO. COM A HISTÓRIA IREMOS EXPLORAR ELEMENTOS LIGADOS À FESTA DE ANIVERSÁRIO, PRINCIPALMENTE O BALÃO, ELEMENTO QUE O PERSONAGEM DEMONSTRA TER MEDO. E A PARTIR DISSO CONVERSAREMOS COM AS CRIANÇAS SOBRE MEDOS, E SOBRE COMO GILDO, O PERSONAGEM DA HISTÓRIA NOS ENSINA A ENCARAR TODOS ELES E TER CORAGEM. EM SEGUIDA IREMOS ENCHER BALÕES AO SOM DA CANÇÃO: “VOU ENCHER O MEU BALÃO, DEPOIS VOU ESVAZIAR…VOU ENCHER O MEU BALÃO COM CUIDADO PARA NÃO ESTOURAR…” APÓS CADA CRIANÇA SERÁ CONVIDADA A BRINCAR COM SEU BALÃO ASSIM COMO GILDO.
RECURSOS: LIVRO, COLCHA RODA DE CONVERSA,BALÃO
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIVRO: “GILDO” DE SILVANA RANDO.
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE AS CRIANÇAS EXPRESSAM SUA IDEIAS E SENTIMENTOS A PARTIR DA HISTÓRIA E QUESTIONAMENTOS E PARTICIPAM DE MOMENTO DE BRINCADEIRA.
PLANO 2
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
FATOS DA HISTÓRIA NARRADA.
CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
OBJETIVOS:
(EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
IDENTIFICAR PERSONAGENS E/OU CENÁRIOS E DESCREVER SUAS CARACTERÍSTICAS.
RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE AS HISTÓRIAS NARRADAS.
DESENVOLVIMENTO
RELEMBRAREMOS A HISTÓRIA DO GILDO APRESENTANDO IMAGENS DO LIVRO E UM ELEFANTE DE PELÚCIA ORGANIZADOS NA COLCHA RODA DE CONVERSA, E COMO NA HISTÓRIA ENCHEREMOS UM BALÃO PARA COLOCAR NA PATA DELE, PARA VIVENCIAR UM FATO E CENA DA HISTÓRIA. NESSE MOMENTO TAMBÉM IREMOS ENCHER ALGUNS BALÕES, DIALOGAREMOS SOBRE O QUE TEM DENTRO DO BALÃO QUANDO OS ENCHEMOS (AR) ENTÃO ASSISTIREMOS O VÍDEO CLIPE DA CANÇÃO "O VENTO" DE VINICIUS DE MORAES E USAREMOS OS MESMOS PARA COMPOR O ESPAÇO DA SALA E ASSIM SE FAMILIARIZAR COM ESSE ELEMENTO.
RECURSOS: LIVRO, BALÕES, BICHO DE PELÚCIA.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
POEMA "O VENTO" DE VINICIUS DE MORAES, (CLIQUE AQUI)
AVALIAÇÃO: SERÁ MEDIANTE A ORALIDADE E PARTICIPAÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO DOS PERSONAGENS, CENÁRIOS E FATOS DA HISTÓRIA.
PLANO 3
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
NOÇÕES DE TEMPO.
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE ELEMENTOS.
OBJETIVOS:
(EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR).
DESENVOLVER NOÇÕES DE TEMPO: PASSAGEM DE ANIVERSÁRIO
EXPLORAR DIFERENTES INSTRUMENTOS DE NOSSA CULTURA QUE USAM NÚMERO, GRANDEZAS E MEDIDAS DE TEMPO, EM CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS COMO: CALENDÁRIO
(EI02ET05) CLASSIFICAR OBJETOS, CONSIDERANDO DETERMINADO ATRIBUTO (TAMANHO, PESO, COR, FORMA ETC.).
OBSERVAR E COMPARAR COM SEUS PARES AS DIFERENÇAS ENTRE TAMANHOS (MAIOR, MENOR)
DESENVOLVIMENTO
APRESENTAREMOS A CANÇÃO “ANIVERSÁRIO” DO GRUPO PALAVRA CANTADA, NA SEQUÊNCIA IREMOS EXPLORAR A CANÇÃO CONVERSANDO SOBRE QUANDO ERAM BEBÊS E COMO ESTÃO CRESCENDO. NESTE MOMENTO FAREMOS A CHAMADA UTILIZANDO AS FOTOS ENVIADAS PELAS FAMÍLIAS PARA APRESENTARMOS CADA CRIANÇA QUANDO ERA BEBE E ASSIM INSTIGAR QUE OBSERVEM E PERCEBAM QUE ESTÃO CRESCENDO. EM OUTRO MOMENTO EM UM DOS CANTOS DA SALA IREMOS COMPOR O PAINEL DOS ANIVERSARIANTES DOS MESES DE JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL. RELEMBRAREMOS O USO DO CALENDÁRIO COMO INSTRUMENTO DE MEDIDA DO TEMPO E ASSIM OBSERVAREMOS AS DATAS DE ANIVERSÁRIOS DAS CRIANÇAS.
RECURSOS: NOT, FOLHA PLASTIFICADA, FOTOS PLASTIFICADAS,CANETINHA, CALENDÁRIO, FITA ADESIVA.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS O DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO DA PASSAGEM DO TEMPO E USO DE CALENDÁRIO PARA TAL, BEM COMO NA OBSERVAÇÃO DAS FOTOS PARA COMPARAR A PASSAGEM DO TEMPO NO CRESCIMENTO, NO TAMANHO ENTRE SI E OS COLEGAS.
PLANO 4
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
GÊNEROS TEXTUAIS, SEUS AUTORES, CARACTERÍSTICAS E SUPORTES.
OBJETIVOS:
(EI02EF08) MANIPULAR TEXTOS E PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA PARA AMPLIAR SEU CONTATO COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS (PARLENDAS, HISTÓRIAS DE AVENTURA, TIRINHAS, CARTAZES DE SALA, CARDÁPIOS, NOTÍCIAS ETC.).
PARTICIPAR DE SITUAÇÕES DE ESCUTA ENVOLVENDO DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS; HISTÓRIA
VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS LÚDICAS EM CONTATO COM A HISTÓRIA
DESENVOLVIMENTO
ORGANIZAREMOS O MOMENTO EM COLCHA RODA DE CONVERSA PARA A LEITURA DA HISTÓRIA “ FESTA DE ANIVERSÁRIO” DE TELMA GUIMARÃES, NA SEQUÊNCIA IREMOS EXPLORAR A HISTÓRIA, CONVERSAR SOBRE OS ELEMENTOS LIGADOS A FESTAS DE ANIVERSÁRIO (VELA DE BOLO, CHAPEUZINHO, BEXIGA,ETC) E RELEMBRAR OS ANIVERSARIANTES QUE ESTÃO DESTACADOS NO PAINEL DE ANIVERSARIANTES. APÓS CONVIDAREMOS A TURMA PARA UM FAZ DE CONTA, ONDE DISPONIBILIZAREMOS PEÇAS DE MONTAR E PARA FAZER UM GRANDE BOLO DE ANIVERSÁRIO E CANTAR A MÚSICA TÍPICA DE ANIVERSÁRIOS: “PARABENS PRA VOCE”. E TAMBÉM LEMBRAREMOS A CANÇÃO ANIVERSÁRIO DO GRUPO PALAVRA CANTADA.
OBSERVAÇÃO: SOLICITAREMOS QUE CADA CRIANÇA TRAGA NO DIA SEGUINTE SEU BICHO DE PELÚCIA FAVORITO PARA VIVENCIAR A HISTÓRIA.
RECURSOS: COLCHA, LIVRO, PEÇAS DE MONTAR.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: SERÁ DURANTE A LEITURA DA HISTÓRIA, NA PARTICIPAÇÃO E ESCUTA DA HISTÓRIA E NA BRINCADEIRA A PARTIR DA MESMA.
PLANO 5
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
CRIAÇÃO E RECONTO DE HISTÓRIAS.
OBJETIVOS:
(EI02EF06) CRIAR E CONTAR HISTÓRIAS ORALMENTE, COM BASE EM IMAGENS OU TEMAS SUGERIDOS.
ORALIZAR CONTEXTOS E HISTÓRIAS CONTADAS, A SEU MODO.
RECONTAR HISTÓRIAS AO BRINCAR DE FAZ DE CONTA.
DESENVOLVIMENTO
RELEMBRAREMOS A HISTÓRIA “FESTA DE ANIVERSÁRIO” DE TELMA GUIMARÃES ATRAVÉS DE IMAGENS DO LIVRO E DE DIÁLOGO, E EM SEGUIDA O ESPAÇO SERÁ ORGANIZADO COM ALGUNS ELEMENTOS DE FESTA DE ANIVERSÁRIO PARA UMA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA, ONDE AS CRIANÇAS IRÃO VIVENCIAR A HISTÓRIA COM OS BICHOS DE PELÚCIA QUE TROUXERAM DE CASA.
RECURSOS: LIVRO, BALÕES, PEÇAS DE MONTAR, BICHOS DE PELÚCIA.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE RELEMBRAM A HISTÓRIA COM AS IMAGENS E DIALOGANDO E CONSEGUEM RECONTAR ATRAVÉS DE BRINCAR DE FAZ DE CONTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário