segunda-feira, 2 de outubro de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho com propostas de elaboração de boneca de pano a partir da obra de Monteiro Lobato (EMÍLIA)

  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.  

Confiram os planos anteriores e posteriores a este com diferentes propostas de vivências, a partir dos personagens do Sítio do Pica pau Amarelo.






PLANO 1:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * O EU, O OUTRO E O NÓS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
   * PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
   * IDENTIFICAR PERSONAGENS E DESCREVER SUAS CARACTERÍSTICAS.
  * (EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS.
 * COMPARTILHAR BRINQUEDOS EM SUAS ATIVIDADES DE EXPLORAÇÕES, INVESTIGAÇÕES OU DE FAZ DE CONTA.

DESENVOLVIMENTO:

ORGANIZAREMOS UM PRIMEIRO MOMENTO NA COLCHA RODA DE CONVERSA PARA A APRESENTAÇÃO DA CAIXA DIDÁTICA “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”, ONDE DESTACAREMOS A “BONECA DE PANO”, ENTRE ELAS A MAIS FAMOSA DO PAÍS, A “EMÍLIA” DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO. SERÃO APRESENTADAS AS DIFERENTES VERSÕES DESSA BONECA, AS QUAIS FICARÃO EXPOSTAS NO VARAL. INSTIGAREMOS QUE COMENTEM SOBRE O QUE JÁ SABEM SOBRE A EMÍLIA, OBSERVAREMOS A MESMA NO MÓBILE DA SALA. APÓS DISPONIBILIZAREMOS O CESTO COM DIVERSAS BONECAS DE PANO. EM SEGUNDO MOMENTO APRESENTAREMOS NA TV UM EPISÓDIO QUE CONTE SOBRE COMO A EMÍLIA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELA FOI CRIADA.

RECURSOS: CAIXA DIDÁTICA BRINQUEDOS, MÓBILE,TV, BONECAS DE PANO, VARAL E PRENDEDORES.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: SE DARÁ NOS MOMENTOS DE APRESENTAÇÃO DA CAIXA DIDÁTICA E RODA DE CONVERSA, SE CONSEGUEM IDENTIFICAR A PERSONAGEM E DESCREVE- LA, E DURANTE A BRINCADEIRA OBSERVAREMOS O INTERESSE EM BRINCAR, EXPLORAR E COMPARTILHAR O BRINQUEDO DISPONIBILIZADO.



PLANO 2:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
   * ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: TEXTURAS, CORES, SUPERFÍCIES, VOLUMES, ESPAÇOS, FORMAS, ETC.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
   * IDENTIFICAR PERSONAGENS E DESCREVER SUAS CARACTERÍSTICAS.
   * RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE PERSONAGENS APRESENTADOS
  * (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
 * PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: CAIXAS, EMBALAGENS, TECIDOS, TINTAS, TAMPINHAS, ARGILA, MASSA DE MODELAR E OUTROS.

DESENVOLVIMENTO:

AS CRIANÇAS SERÃO ACOLHIDAS COM AS BONECAS DE PANO. EM OUTRO MOMENTO, EM RODA DE CONVERSA E COM AS FICHAS RELEMBRAREMOS SOBRE A BONECA “EMÍLIA” OBSERVAREMOS SUAS CARACTERÍSTICAS, O MATERIAL QUE É ELABORADA, QUAL PERSONAGEM DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO FEZ A BONECA E PARA QUEM FEZ. (TIA NASTÁCIA PARA NARIZINHO)
EM SEGUIDA ASSISTIREMOS UM EPISÓDIO DO DESENHO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO,(HISTÓRIA: EMÍLIA E A PÍLULA FALANTE) EM OUTRO MOMENTO DISPONIBILIZAREMOS A CAIXA DE TECIDOS PARA QUE TENHAM CONTATO COM O MATERIAL UTILIZADO PARA FAZER UMA BONECA DE PANO E PARA QUE BRINQUEM DE FAZER UMA BONECA. A PARTIR DESSA BRINCADEIRA E OBSERVANDO O MÓBILE DA SALA COM OS PERSONAGENS FAREMOS UMA SONDAGEM COM AS CRIANÇAS SOBRE O PERSONAGEM PREFERIDO DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO E IREMOS PROPOR QUE FAÇAM UMA BONECA OU BONECO DE PANO EM CASA COM SEUS FAMILIARES. (ENVIAREMOS O MOLDE EM TNT E ALGUNS RETALHOS DE TECIDO, CADA UM PODERÁ USAR A CRIATIVIDADE NA ELABORAÇÃO) 
MARCAR UMA SOCIALIZAÇÃO COM OS FAMILIARES DESTES MOMENTOS, SOBRE COMO AS CRIANÇAS SE SENTIRAM, SEUS RELATOS, SE NOMEARAM A BONECA E ETC

RECURSOS: BONECAS DE PANO, FICHAS, MÓBILE, TV, TECIDOS.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA BNCC DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE CONSEGUEM RESPONDER A QUESTIONAMENTOS SOBRE PERSONAGEM APRESENTADO, E DEMONSTRAR A PARTIR DE CONVERSA, BRINCADEIRA E APRECIAÇÃO VISUAL QUAL PERSONAGEM PREFERIDO, BEM COMO A CRIATIVIDADE NA PRODUÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM TECIDOS.

MATERIAIS ENVIADOS

E PARA A SURPRESA TODOS FIZERAM E FICOU UMA MAIS LINDA QUE A OUTRA:

























PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL: TEXTURAS, CORES, SUPERFÍCIES, VOLUMES, ESPAÇOS, FORMAS, ETC.

OBJETIVOS:
  * (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
   * EXPLORAR DIFERENTES OBJETOS PERCEBENDO SUAS CARACTERÍSTICAS.

DESENVOLVIMENTO:

NA BRINQUEDOTECA APRESENTAREMOS O EPISÓDIO “A CANASTRA DA EMÍLIA”, EM SEGUIDA NA SALA DE REFERÊNCIA MOSTRAREMOS QUE TAMBÉM TEMOS UMA “CANASTRA”, E EXPLICAREMOS O QUE É “CACARECO”, APÓS CONVERSAREMOS SOBRE O EPISÓDIO E CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS A ENCONTRAR “CACARECOS” PARA COLOCARMOS NA NOSSA CANASTRA ASSIM COMO A EMÍLIA FAZ. PARA ENCONTRAR OS PRIMEIROS” CACARECOS” IREMOS NA PARTE EXTERNA COM AS CRIANÇAS E AO RETORNARMOS PARA A SALA CADA CRIANÇA IRÁ APRESENTAR O QUE ENCONTROU E COLOCAR SEU CACARECO NA CANASTRA. ESSA PROPOSTA TERÁ CONTINUIDADE, POIS SOLICITAREMOS QUE AS CRIANÇAS ENCONTREM MAIS CACARECOS EM CASA E TRAGA UM PARA COLOCAR NA CANASTRA.
OBS: SERÁ FEITO A SOLICITAÇÃO PARA AS FAMÍLIAS VIA WHATSAPP.

RECURSOS: TV, CANASTRA, CACARECOS, CELULAR.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS A CURIOSIDADE EM CONHECER E EXPLORAR NOVOS OBJETOS E SE CONSEGUEM PERCEBER AS CARACTERÍSTICAS DOS MESMOS.



PLANO 4:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.
   * SEU CORPO, SUAS POSSIBILIDADES MOTORAS, SENSORIAIS E EXPRESSIVAS.

OBJETIVOS:
   * (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E JOGOS E BRINCADEIRAS.
   * PARTICIPAR DE BRINCADEIRAS COM CANTIGAS, RIMAS, LENDAS, PARLENDAS OU OUTRAS SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM MOVIMENTOS CORPORAIS.
   * CANTAR CANÇÕES IMITANDO OS GESTOS OU SEGUIR RITMOS DIFERENTES DE MÚSICAS COM MOVIMENTOS CORPORAIS.

DESENVOLVIMENTO:

CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA OUVIR E DANÇAR A CANÇÃO “EMÍLIA A BONECA GENTE" - BABY CONSUELO, APÓS EXPLORAREMOS A LETRA DA CANÇÃO LEMBRANDO COMO A BONECA DE PANO EMÍLIA FOI FEITA. EM SEGUNDO MOMENTO UTILIZAREMOS FANTASIAS E PINTURA FACIAL DA EMÍLIA PARA CARACTERIZAR AS MENINAS DA TURMA. EM SEGUIDA TODOS CANTAREMOS E DANÇAREMOS COM A CANÇÃO APRESENTADA ANTERIORMENTE.

RECURSOS: NOTEBOOK, FANTASIAS, MAQUIAGEM.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS A PARTICIPAÇÃO NA PROPOSTA COM DANÇA, SE REALIZAM OS MOVIMENTOS PROPOSTOS E ACEITAM CARACTERIZAR- SE.



PLANO 5:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.

OBJETIVOS:
   * (EI02CG01) APROPRIAR-SE DE GESTOS E MOVIMENTOS DE SUA CULTURA NO CUIDADO DE SI E JOGOS E BRINCADEIRAS.
   * CONHECER OS OBJETOS, MATERIAIS, EXPRESSÕES CULTURAIS CORPORAIS, DANÇAS, MÚSICAS E BRINCADEIRAS QUE SÃO TÍPICAS DE DE UMA CULTURA.

DESENVOLVIMENTO:

EM RODA DE CONVERSA APRESENTAREMOS A HISTÓRIA DA BONECA “ABAYOMI”, IREMOS CONTANDO A HISTÓRIA ENQUANTO CONFECCIONAMOS A BONECA NA FRENTE DAS CRIANÇAS. EM SEGUIDA DISPONIBILIZAREMOS A CAIXA DE TECIDOS PARA QUE AS CRIANÇAS JUNTAMENTE COM AS PROFESSORAS FAÇAM SUA BONECA “ABAYOMI”. APÓS AS BONECAS ESTAREM PRONTAS, AS CRIANÇAS BRINCARÃO COM ELAS, DANDO-LHES NOMES. APROVEITAREMOS PARA REFORÇAR QUE O NOME DA BONECA SIGNIFICA “AQUELA QUE TRAZ ALEGRIA” E QUESTIONAR AS CRIANÇAS SOBRE SITUAÇÕES QUE AS DEIXARIAM FELIZES.

RECURSOS: FICHA COM A HISTÓRIA, TECIDOS,

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA BNCC DA EDUCAÇÃO INFANTIL

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS O INTERESSE E CURIOSIDADE PELO HISTÓRIA E MATERIAIS DISPONIBILIZADOS.



Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato.  Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário