domingo, 26 de novembro de 2023

EDUCAÇÃO INFANTIL: Planos de trabalho envolvendo arte e experiências a partir de personagem da obra de Monteiro Lobato (VISCONDE)


  * Os planos que contêm no blog são alinhados a BNCC e possuem o diferencial do item Saberes e Conhecimentos em relação aos demais documentos do país.  


PLANO 1:




CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
   * IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS DAS HISTÓRIAS.
   * RECONHECER CENÁRIOS E ELEMENTOS DE DIFERENTES HISTÓRIAS.

DESENVOLVIMENTO:

RELEMBRAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DO PERSONAGEM VISCONDE DE SABUGOSA A PARTIR DA MÚSICA “DE SABUGO A VISCONDE” - LENINE. A PARTIR DA CAIXA DE ESTUDOS E PESQUISA "MONTEIRO LOBATO" DESTACAREMOS IMAGENS DO VISCONDE, CONVERSAREMOS SOBRE COMO ELE É FEITO, BEM COMO SUA QUALIDADE MENTAL DE SER MUITO INTELIGENTE, GOSTAR DE LIVROS E TER SEU LABORATÓRIO PARA INVENTAR COISAS. APRESENTAREMOS O BINÓCULO, INDICAREMOS O QUE É E PARA QUE SERVE, EM SEGUIDA CADA CRIANÇA IRÁ EXPERIMENTAR E FAZER OBSERVAÇÃO COM ESTE OBJETO, NO ESPAÇO INTERNO (SALA) E EXTERNO.

RECURSOS: TV, CAIXA DE ESTUDOS E PESQUISA, BINÓCULO.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
MÚSICA “DE SABUGO A VISCONDE” - LENINE

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE AS CRIANÇAS IDENTIFICAM O PERSONAGEM VISCONDE E CONSEGUEM LEMBRAR SOBRE COMO ELE É FEITO, QUEM O FEZ E OUTRAS CARACTERÍSTICAS, TAL COMO O CENÁRIO PRINCIPAL DO PERSONAGEM DO SÍTIO E O QUE ELE FAZ LÁ.

PLANO 2:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PROPRIEDADE DOS OBJETOS:FORMAS TRIDIMENSIONALIDADE.


OBJETIVOS:
  * (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
   * CONHECER OBJETOS E MATERIAIS;
 * PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: ROLOS DE PAPEL, TINTA, CONTACT E FITA ADESIVA.

DESENVOLVIMENTO:

SERÁ REALIZADA A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “O NASCIMENTO DO VISCONDE”, DO LIVRO DE MONTEIRO LOBATO. APÓS IREMOS RELEMBRAR SOBRE O OBJETO BINÓCULO UTILIZADO PELO VISCONDE, O QUAL TIVERAM CONTATO ANTERIORMENTE. ENTÃO  CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA CONSTRUIR UM BINÓCULO UTILIZANDO MATERIAIS REUTILIZÁVEIS (ROLO DE PAPEL) E TINTA PRETA.

RECURSOS: BINÓCULO, TINTA, ROLINHO DE PAPEL

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE AS CRIANÇAS RECONHECEM E NOMEIAM O OBJETO APRESENTADO, BEM COMO PARTICIPAM DA CONSTRUÇÃO DO BINÓCULO FAZENDO USO DOS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS E CRIATIVIDADE.



PLANO 3:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PROPRIEDADE DOS OBJETOS:FORMAS TRIDIMENSIONALIDADE.
   * ELEMENTOS DA NATUREZA.

OBJETIVOS:
  * (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
  * AMPLIAR A CRIATIVIDADE COM A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: ROLOS DE PAPEL, CONTACT E FITA ADESIVA.
  * (EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC.).
   * FAZER OBSERVAÇÕES PARA DESCOBRIR DIFERENTES ELEMENTOS
   * FALAR SOBRE O QUE ESTÁ VENDO E O QUE ESTÁ ACONTECENDO, DESCREVENDO MUDANÇAS EM OBJETOS, SERES VIVOS E ETC.

DESENVOLVIMENTO:

EM CONTINUIDADE COM A CONSTRUÇÃO DO BINÓCULO, IREMOS PROPOR QUE AS CRIANÇAS ATRAVÉS DE COLAGEM COM FITAS ADESIVAS O FINALIZEM E DECOREM, NESTE MOMENTO SERÁ APRESENTADO NOVAMENTE O BINÓCULO DE VERDADE FAZENDO COMPARAÇÕES COM AS CARACTERÍSTICAS DO MESMO.  EM OUTRO MOMENTO NA TV APRESENTAREMOS O 1º EPISÓDIO DE VIAGEM AO CÉU DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO DISPONÍVEL EM : (CLIQUE AQUI) APÓS, NO ESPAÇO EXTERNO TODOS IRÃO OBSERVAR AO REDOR, O CÉU E OUTROS ELEMENTOS DA NATUREZA FAZENDO USO DO BINÓCULO.

RECURSOS: BINÓCULO, ROLINHO DE PAPEL PINTADOS, FITAS ADESIVAS.

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS A CRIATIVIDADE NA CONCLUSÃO DO BINÓCULO, BEM COMO A NOÇÃO QUE ADQUIRAM SOBRE ESSE INSTRUMENTO AO UTILIZAR O MESMO PARA FAZER OBSERVAÇÕES E FALAR SOBRE O QUE ESTÃO VENDO, PRINCIPALMENTE ELEMENTOS NATURAIS.


PLANO 4:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
   * TRANSFORMAÇÕES NA NATUREZA: DIA E NOITE.

OBJETIVOS:
   * (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
   * (EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR).

  

DESENVOLVIMENTO: 

ORGANIZADOS EM RODA DE CONVERSA IREMOS DIALOGAR COM O GRUPO RELEMBRANDO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO PERSONAGEM VISCONDE DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO:
“QUANDO OS PÁSSAROS ESTÃO EM ALVOROÇO NO POMAR, CORRE PARA LÁ COM O SEU CADERNO DE ANOTAÇÕES, OBSERVA COM ATENÇÃO VÁRIAS ESPEĆIES DE AVES E CANTANDO. É O VISCONDE QUEM SABE FABRICAR O PÓ DE PIRLIMPIMPIM, COM ESSE PÓ MÁGICO, PODE-SE VIAJAR PARA OS LUGARES MAIS DISTANTES VOANDO PELOS CÉUS. É UM SABUGO DE MILHO SÁBIO E FALANTE, ASSIM É O BONECO QUE TIA NASTÁCIA FEZ USANDO PALHA, SABUGO E CABELO DE UMA BOA ESPIGA DE MILHO. DESCOBRIU COMO É GOSTOSO LER QUANDO FOI ESQUECIDO PELO PEDRINHO NA BIBLIOTECA, FOI ASSIM QUE CONHECEU MUITAS HISTÓRIAS EMOCIONANTES, GOSTA DE PESQUISAR E ESTUDAR VÁRIOS ASSUNTOS. TAMBÉM GOSTA DE FICAR EM SEU LABORATÓRIO, LOCALIZADO NO PORÃO DA CASA DE DONA BENTA, ONDE DÁ MARGEM A SUA CRIATIVIDADE PARA CONSTRUIR INVENÇÕES”.
DIALOGAREMOS SOBRE AS VÁRIAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS ENVOLVENDO O PERSONAGEM, SOBRE O MÓBILE E SEUS ELEMENTOS DISPOSTOS, ENTÃO APRESENTAREMOS IMAGENS DO PERSONAGEM COM LIVROS, COM SEU BINÓCULO E EM SEU LABORATÓRIO.
NA ÁREA EXTERNA DA INSTITUIÇÃO IREMOS BRINCAR COM OS BINÓCULOS ELABORADOS EM MOMENTO ANTERIOR, (COM ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO) SOLICITAREMOS QUE OBSERVEM O CÉU. ENVIAREMOS O BRINQUEDO PARA CASA E SOLICITAREMOS QUE OBSERVEM A NOITE COM O BINÓCULO TAMBÉM.

RECURSOS: BINÓCULO DE ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO, IMAGENS IMPRESSAS PLASTIFICADAS, MÓBILE

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DOS RELATOS AFETOS AO PERSONAGEM E AS VIVÊNCIAS QUE PARTICIPARAM, TAMBÉM SE ASSIMILAM OS CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO, NOITE E DIA.


PLANO 5:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * TRANSFORMAÇÕES NA NATUREZA: DIA E NOITE.
   * PRODUÇÃO GRÁFICA.

OBJETIVOS:
   * (EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA,ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR).
   * (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.

DESENVOLVIMENTO:

NA COLCHA RODA DE CONVERSA REALIZAREMOS DIÁLOGOS COM O GRUPO SE REALIZARAM A OBSERVAÇÃO COM O BINÓCULO NA NOITE ANTERIOR, EM SUAS CASAS. INSTIGAREMOS PARA QUE NARREM O QUE DESCOBRIRAM. APÓS IREMOS EXPOR A TELA “NOITE ESTRELADA” DO EXPOENTE DAS ARTES VAN GOGH, ONDE REPRESENTA A VISTA DO QUARTO QUE DORMIA POUCO ANTES DO NASCER DO SOL, ESTA OBRA DE ARTE É CONSIDERADAS UMA DAS MAIS IMPORTANTES DO PINTOR. DESTACAREMOS AS CORES E AS FORMAS DA PINTURA, RELEMBRAREMOS ALGUNS DETALHES IMPORTANTES DA BIOGRAFIA DO ARTISTA, IREMOS EXPOR A TELA E A IMAGEM DE VAN GOGH PARA APRECIAÇÃO E OBSERVAREMOS QUE LEMBRARÁ DO PINTOR, POIS O MESMO JÁ FOI TRABALHADO ANTERIORMENTE. DISPONIBILIZAREMOS FOLHAS DO FLIP ART NO CHÃO E GIZ DE CERA PARA QUE REALIZEM TENTATIVAS DE ELABORAR UMA COMPOSIÇÃO INSPIRADA NA TELA.

RECURSOS: TELA, IMAGEM IMPRESSA PLASTIFICADA, GIZ DE CERA, FOLHA FLIP ART

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
TELA “NOITE ESTRELADA” DE VAN GOGH
BIOGRAFIA DE VAN GOGH

AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DO GRUPO NOS MOMENTOS DA ELABORAÇÃO DA RELEITURA DA TELA DE VAN GOGH E SE CONSEGUEM ADQUIRIR NOÇÃO DE TEMPO, TAIS COMO: ONTEM, HOJE, ANTES, AGORA



PLANO 6:


CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
   * CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ESTRATÉGIAS DE APRECIAÇÃO ESTÉTICA
   * OBRAS DE ARTE
   * PRÁTICAS SOCIAIS RELATIVAS À HIGIENE.

OBJETIVOS:
  * (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
   * (EI02CG04) DEMONSTRAR PROGRESSIVA INDEPENDÊNCIA NO CUIDADO DO SEU CORPO.

DESENVOLVIMENTO:

CONVIDAREMOS O GRUPO A APRECIAR A TELA E OBSERVAREMOS OS COMENTÁRIOS AFETOS ÀS MESMAS. ENTÃO ORGANIZAREMOS UM MOMENTO ONDE O GRUPO IRÁ REALIZAR UMA RELEITURA INSPIRADA NA TELA “NOITE ESTRELADA” DE VAN GOGH UTILIZANDO A PORTA DE VIDRO, A JANELA E O ESPELHO, UTILIZAREMOS TINTA GUACHE E DIFERENTES ELEMENTOS PARA CARIMBAR, COMO FUNDOS DE GARRAFAS PETS, SAQUINHOS DE PLÁSTICO CHEIOS DE AR E ETC, PARA ESTE MOMENTO AS CRIANÇAS ESTARÃO DE FRALDAS, SERÁ SOLICITADO ANTERIORMENTE AUTORIZAÇÃO DOS PAIS, ENTÃO BRINCARÃO COM ÁGUA E MANGUEIRA PARA SE HIGIENIZAR, A FIM DE DEMONSTRAREM INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA EM SUA HIGIENE.

RECURSOS: ÁGUA, TINTA GUACHE, VIDROS DA JANELA E PORTA, TELA, GARRAFA PET

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NA PARTICIPAÇÃO DA PINTURA INSPIRADA NA TELA, REALIZADA EM SUPERFÍCIE VERTICAL E LISA, (VIDRO) E SE CONSEGUEM SE HIGIENIZAR, TIRANDO A TINTA DAS PARTES DO CORPO QUE SUJOU.

(Imagem da internet)

(Imagem da internet)

PLANO 7:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * PAISAGEM SONORA: SONS NATURAIS
   * ELEMENTOS DA NATUREZA.
   * AUDIÇÃO E PERCEPÇÃO DE SONS

OBJETIVOS:
   * (EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC.).
   * (EI02TS03) UTILIZAR DIFERENTES FONTES SONORAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE EM BRINCADEIRAS CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS.

DESENVOLVIMENTO:

ORGANIZAREMOS NA SALA AS CAMINHAS, ONDE AS CRIANÇAS SE ACOMODARÃO, COM AS CORTINAS FECHADAS, A TELA BRANCA RETRÁTIL E O RETROPROJETOR ENTÃO SERÃO CONVIDADOS A APRECIAREM IMAGENS E SONS DA NOITE EM DIFERENTES AMBIENTES. AS CRIANÇAS TAMBÉM ASSISTIRÃO A ALGUNS VÍDEOS QUE CONTÊM OBJETOS QUE IMITAM OS SONS DA NATUREZA, DISPONÍVEL EM: (clique aqui) APÓS DISPONIBILIZAREMOS ALGUNS OBJETOS, INCLUINDO A BANDA RÍTMICA PARA COPIARMOS ESSES SONS.

RECURSOS: LÂMINA DE RAIO X, BANDA RÍTMICA, TELA BRANCA RETRÁTIL, RETROPROJETOR, CHROMEBOOK

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS SE ASSIMILAM OS SONS DA NATUREZA E SE REALIZAM TENTATIVAS DE REPRODUZI-LOS COM DIFERENTES OBJETOS.

PLANO 8:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * O EU, O OUTRO E O NÓS
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * FAMÍLIA E ESCOLA.
   * A LÍNGUA PORTUGUESA FALADA, EM SUAS DIVERSAS FUNÇÕES E USOS SOCIAIS.

OBJETIVOS:
   * (EI02EO01) DEMONSTRAR ATITUDES DE CUIDADO E SOLIDARIEDADE NA INTERAÇÃO COM CRIANÇAS E ADULTOS.
   * (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.

DESENVOLVIMENTO:

APRESENTAREMOS A IMAGEM DO VISCONDE DE SABUGOSA EM SEU LABORATÓRIO E NOS ENCAMINHAREMOS ATÉ A BRINQUEDOTECA PARA ASSISTIRMOS A TRECHOS DO EPISÓDIO “AS INVENÇÕES DO VISCONDE (2007)”, DISNPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI). ENTÃO NA SALA DE REFERÊNCIA IREMOS PROPOR AO GRUPO, ORGANIZAR UM CANTO BEM BONITO QUE SERÁ UM LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS, PARA RECEBERMOS A VISITA DE DOIS CIENTISTAS “DIFERENTES”, QUE SERÃO OS PAIS DE ALGUMA DAS CRIANÇAS. A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA, CONSISTE EM FAZER UM ARCO-ÍRIS, PARA ISSO A SALA DEVERÁ ESTAR ESCURA, UTILIZANDO FITA ADESIVA GROSSA, PINTADA COM CANETINHA COLORIDA E UMA LANTERNA DE UM CELULAR, A LUZ SERÁ REFLETIDA NA PAREDE E FORMARÁ COMO SE FOSSE UM ARCO-IRIS. A SEGUNDA EXPERIÊNCIA SERÁ A DAS GARRAFINHAS SENSORIAIS, ONDE SE DISPONIBILIZA GARRAFAS COM AS TAMPAS COM TINTA E ÁGUA ATÉ UMA CERTA ALTURA DA MESMA, APÓS CHACOALHAR A GARRAFA É QUE A MESMA ADQUIRIRÁ UMA COR. EM OUTRAS GARRAFAS SERÁ COLOCADO ORBEEZ, QUE SÃO BOLINHAS E OUTROS OBJETOS QUE CRESCEM NA ÁGUA.

RECURSOS: ORBEEZ, FITA ADESIVA, CANETINHAS, LANTERNA CELULAR, TV

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DA REAÇÃO DAS CRIANÇAS E SEUS RELATOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS.







PLANO 9:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

SABERES E CONHECIMENTOS:
   * LINGUAGEM ORAL.
   * ÁGUA

OBJETIVOS:
  * (EI02EO01) DEMONSTRAR ATITUDES DE CUIDADO E SOLIDARIEDADE NA INTERAÇÃO COM CRIANÇAS E ADULTOS.
   * (EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC.).

DESENVOLVIMENTO:

NA COLCHA RODA CONVERSA DIALOGAREMOS COM O GRUPO SOBRE AS VIVÊNCIAS DO DIA ANTERIOR, PRESTANDO ATENÇÃO AOS RELATOS AFETOS AS EXPERIÊNCIAS E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NESSE MOMENTO. APÓS CONVIDAREMOS O GRUPO PARA SE ENCAMINHAR ATÉ O SOLÁRIO ONDE REALIZAREMOS A EXPERIÊNCIA “SACO FURADO QUE NÃO VAZA”, PARA ISTO UTILIZAREMOS ÁGUA, LÁPIS DE COR AFIADO E SACO PLÁSTICO. COM O SACO CHEIO DE ÁGUA, IREMOS PROPOR QUE UMA CRIANÇA PERFURE O SACO COM UM LÁPIS ATÉ ATRAVESSÁ-LO, ENTÃO OBSERVAREMOS SE SAIRÁ ÁGUA OU NÃO. APROVEITAREMOS A ÁGUA E IREMOS TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS DA MESMA, PARA ISSO UTILIZAREMOS FORMINHAS DE GELO E COLOCAREMOS NELAS ALGUNS BRINQUEDOS COM ÁGUA, ENTÃO LEVAREMOS AS MESMAS ATÉ O FREEZER PARA NO OUTRO DIA OBSERVARMOS O ESTADO DE SOLIDIFICAÇÃO.

RECURSOS: SACO PLÁSTICO, ÁGUA, FORMINHAS DE GELO, BRINQUEDOS PEQUENOS

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO E OBSERVAÇÃO DO GRUPO NOS MOMENTOS DAS EXPERIÊNCIAS COM A ÁGUA.



PLANO 10:

CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
   * ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
   * SABERES E CONHECIMENTOS:
   * ÁGUA

OBJETIVOS:
   * (EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC.).
   * VIVENCIAR E RECONHECER OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA.

DESENVOLVIMENTO:

CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS A IREM ATÉ O REFEITÓRIO E PEDIREMOS AS COZINHEIRAS QUE MOSTREM UMA TAMPA DE PANELA, ONDE AS CRIANÇAS PODERÃO OBSERVAR O ESTADO FÍSICO DA ÁGUA VAPOR, ENTÃO SOLICITAREMOS QUE A COZINHEIRA NOS ALCANCE AS FORMAS DE GELO PARA OBSERVARMOS O QUE ACONTECEU COM A ÁGUA QUE FOI COLOCADA NO DIA ANTERIOR, SOLIDIFICOU, VIROU GELO. USAREMOS OS BRINQUEDOS NO GELO PARA BRINCAR E OS DEIXAREMOS NO SOL PARA DESCONGELAREM E OBSERVARMOS A FUSÃO.

RECURSOS: GELO, TAMPA PANELA, ÁGUA, FORMAS DE GELO

REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;

AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE AS CRIANÇAS ASSIMILARAM OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA.




Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato.  Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário