* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
OBJETIVOS:
* (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
* IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS DAS HISTÓRIAS.
* RECONHECER CENÁRIOS E ELEMENTOS DE DIFERENTES HISTÓRIAS.
DESENVOLVIMENTO:
RELEMBRAREMOS AS CARACTERÍSTICAS DO PERSONAGEM VISCONDE DE SABUGOSA A PARTIR DA MÚSICA “DE SABUGO A VISCONDE” - LENINE. A PARTIR DA CAIXA DE ESTUDOS E PESQUISA "MONTEIRO LOBATO" DESTACAREMOS IMAGENS DO VISCONDE, CONVERSAREMOS SOBRE COMO ELE É FEITO, BEM COMO SUA QUALIDADE MENTAL DE SER MUITO INTELIGENTE, GOSTAR DE LIVROS E TER SEU LABORATÓRIO PARA INVENTAR COISAS. APRESENTAREMOS O BINÓCULO, INDICAREMOS O QUE É E PARA QUE SERVE, EM SEGUIDA CADA CRIANÇA IRÁ EXPERIMENTAR E FAZER OBSERVAÇÃO COM ESTE OBJETO, NO ESPAÇO INTERNO (SALA) E EXTERNO.
RECURSOS: TV, CAIXA DE ESTUDOS E PESQUISA, BINÓCULO.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
MÚSICA “DE SABUGO A VISCONDE” - LENINE
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE AS CRIANÇAS IDENTIFICAM O PERSONAGEM VISCONDE E CONSEGUEM LEMBRAR SOBRE COMO ELE É FEITO, QUEM O FEZ E OUTRAS CARACTERÍSTICAS, TAL COMO O CENÁRIO PRINCIPAL DO PERSONAGEM DO SÍTIO E O QUE ELE FAZ LÁ.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PROPRIEDADE DOS OBJETOS:FORMAS TRIDIMENSIONALIDADE.
OBJETIVOS:
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* CONHECER OBJETOS E MATERIAIS;
* PARTICIPAR DA CRIAÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: ROLOS DE PAPEL, TINTA, CONTACT E FITA ADESIVA.
DESENVOLVIMENTO:
SERÁ REALIZADA A CONTAÇÃO DA HISTÓRIA “O NASCIMENTO DO VISCONDE”, DO LIVRO DE MONTEIRO LOBATO. APÓS IREMOS RELEMBRAR SOBRE O OBJETO BINÓCULO UTILIZADO PELO VISCONDE, O QUAL TIVERAM CONTATO ANTERIORMENTE. ENTÃO CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA CONSTRUIR UM BINÓCULO UTILIZANDO MATERIAIS REUTILIZÁVEIS (ROLO DE PAPEL) E TINTA PRETA.
RECURSOS: BINÓCULO, TINTA, ROLINHO DE PAPEL
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE AS CRIANÇAS RECONHECEM E NOMEIAM O OBJETO APRESENTADO, BEM COMO PARTICIPAM DA CONSTRUÇÃO DO BINÓCULO FAZENDO USO DOS MATERIAIS DISPONIBILIZADOS E CRIATIVIDADE.
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PROPRIEDADE DOS OBJETOS:FORMAS TRIDIMENSIONALIDADE.
* ELEMENTOS DA NATUREZA.
OBJETIVOS:
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* AMPLIAR A CRIATIVIDADE COM A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS TRIDIMENSIONAIS COM MATERIAIS DIVERSOS: ROLOS DE PAPEL, CONTACT E FITA ADESIVA.
* (EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC.).
* FAZER OBSERVAÇÕES PARA DESCOBRIR DIFERENTES ELEMENTOS
* FALAR SOBRE O QUE ESTÁ VENDO E O QUE ESTÁ ACONTECENDO, DESCREVENDO MUDANÇAS EM OBJETOS, SERES VIVOS E ETC.
DESENVOLVIMENTO:
EM CONTINUIDADE COM A CONSTRUÇÃO DO BINÓCULO, IREMOS PROPOR QUE AS CRIANÇAS ATRAVÉS DE COLAGEM COM FITAS ADESIVAS O FINALIZEM E DECOREM, NESTE MOMENTO SERÁ APRESENTADO NOVAMENTE O BINÓCULO DE VERDADE FAZENDO COMPARAÇÕES COM AS CARACTERÍSTICAS DO MESMO. EM OUTRO MOMENTO NA TV APRESENTAREMOS O 1º EPISÓDIO DE VIAGEM AO CÉU DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO DISPONÍVEL EM : (CLIQUE AQUI) APÓS, NO ESPAÇO EXTERNO TODOS IRÃO OBSERVAR AO REDOR, O CÉU E OUTROS ELEMENTOS DA NATUREZA FAZENDO USO DO BINÓCULO.
RECURSOS: BINÓCULO, ROLINHO DE PAPEL PINTADOS, FITAS ADESIVAS.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS A CRIATIVIDADE NA CONCLUSÃO DO BINÓCULO, BEM COMO A NOÇÃO QUE ADQUIRAM SOBRE ESSE INSTRUMENTO AO UTILIZAR O MESMO PARA FAZER OBSERVAÇÕES E FALAR SOBRE O QUE ESTÃO VENDO, PRINCIPALMENTE ELEMENTOS NATURAIS.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
* TRANSFORMAÇÕES NA NATUREZA: DIA E NOITE.
OBJETIVOS:
* (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
* (EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA, ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR).
DESENVOLVIMENTO:
ORGANIZADOS EM RODA DE CONVERSA IREMOS DIALOGAR COM O GRUPO RELEMBRANDO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO PERSONAGEM VISCONDE DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO:
“QUANDO OS PÁSSAROS ESTÃO EM ALVOROÇO NO POMAR, CORRE PARA LÁ COM O SEU CADERNO DE ANOTAÇÕES, OBSERVA COM ATENÇÃO VÁRIAS ESPEĆIES DE AVES E CANTANDO. É O VISCONDE QUEM SABE FABRICAR O PÓ DE PIRLIMPIMPIM, COM ESSE PÓ MÁGICO, PODE-SE VIAJAR PARA OS LUGARES MAIS DISTANTES VOANDO PELOS CÉUS. É UM SABUGO DE MILHO SÁBIO E FALANTE, ASSIM É O BONECO QUE TIA NASTÁCIA FEZ USANDO PALHA, SABUGO E CABELO DE UMA BOA ESPIGA DE MILHO. DESCOBRIU COMO É GOSTOSO LER QUANDO FOI ESQUECIDO PELO PEDRINHO NA BIBLIOTECA, FOI ASSIM QUE CONHECEU MUITAS HISTÓRIAS EMOCIONANTES, GOSTA DE PESQUISAR E ESTUDAR VÁRIOS ASSUNTOS. TAMBÉM GOSTA DE FICAR EM SEU LABORATÓRIO, LOCALIZADO NO PORÃO DA CASA DE DONA BENTA, ONDE DÁ MARGEM A SUA CRIATIVIDADE PARA CONSTRUIR INVENÇÕES”.
DIALOGAREMOS SOBRE AS VÁRIAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS ENVOLVENDO O PERSONAGEM, SOBRE O MÓBILE E SEUS ELEMENTOS DISPOSTOS, ENTÃO APRESENTAREMOS IMAGENS DO PERSONAGEM COM LIVROS, COM SEU BINÓCULO E EM SEU LABORATÓRIO.
NA ÁREA EXTERNA DA INSTITUIÇÃO IREMOS BRINCAR COM OS BINÓCULOS ELABORADOS EM MOMENTO ANTERIOR, (COM ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO) SOLICITAREMOS QUE OBSERVEM O CÉU. ENVIAREMOS O BRINQUEDO PARA CASA E SOLICITAREMOS QUE OBSERVEM A NOITE COM O BINÓCULO TAMBÉM.
RECURSOS: BINÓCULO DE ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO, IMAGENS IMPRESSAS PLASTIFICADAS, MÓBILE
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DOS RELATOS AFETOS AO PERSONAGEM E AS VIVÊNCIAS QUE PARTICIPARAM, TAMBÉM SE ASSIMILAM OS CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO, NOITE E DIA.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* TRANSFORMAÇÕES NA NATUREZA: DIA E NOITE.
* PRODUÇÃO GRÁFICA.
OBJETIVOS:
* (EI02ET06) UTILIZAR CONCEITOS BÁSICOS DE TEMPO (AGORA,ANTES, DURANTE, DEPOIS, ONTEM, HOJE, AMANHÃ, LENTO, RÁPIDO, DEPRESSA, DEVAGAR).
* (EI02EF09) MANUSEAR DIFERENTES INSTRUMENTOS E SUPORTES DE ESCRITA PARA DESENHAR, TRAÇAR LETRAS E OUTROS SINAIS GRÁFICOS.
DESENVOLVIMENTO:
NA COLCHA RODA DE CONVERSA REALIZAREMOS DIÁLOGOS COM O GRUPO SE REALIZARAM A OBSERVAÇÃO COM O BINÓCULO NA NOITE ANTERIOR, EM SUAS CASAS. INSTIGAREMOS PARA QUE NARREM O QUE DESCOBRIRAM. APÓS IREMOS EXPOR A TELA “NOITE ESTRELADA” DO EXPOENTE DAS ARTES VAN GOGH, ONDE REPRESENTA A VISTA DO QUARTO QUE DORMIA POUCO ANTES DO NASCER DO SOL, ESTA OBRA DE ARTE É CONSIDERADAS UMA DAS MAIS IMPORTANTES DO PINTOR. DESTACAREMOS AS CORES E AS FORMAS DA PINTURA, RELEMBRAREMOS ALGUNS DETALHES IMPORTANTES DA BIOGRAFIA DO ARTISTA, IREMOS EXPOR A TELA E A IMAGEM DE VAN GOGH PARA APRECIAÇÃO E OBSERVAREMOS QUE LEMBRARÁ DO PINTOR, POIS O MESMO JÁ FOI TRABALHADO ANTERIORMENTE. DISPONIBILIZAREMOS FOLHAS DO FLIP ART NO CHÃO E GIZ DE CERA PARA QUE REALIZEM TENTATIVAS DE ELABORAR UMA COMPOSIÇÃO INSPIRADA NA TELA.
RECURSOS: TELA, IMAGEM IMPRESSA PLASTIFICADA, GIZ DE CERA, FOLHA FLIP ART
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
TELA “NOITE ESTRELADA” DE VAN GOGH
BIOGRAFIA DE VAN GOGH
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DO GRUPO NOS MOMENTOS DA ELABORAÇÃO DA RELEITURA DA TELA DE VAN GOGH E SE CONSEGUEM ADQUIRIR NOÇÃO DE TEMPO, TAIS COMO: ONTEM, HOJE, ANTES, AGORA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
* CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* ESTRATÉGIAS DE APRECIAÇÃO ESTÉTICA
* OBRAS DE ARTE
* PRÁTICAS SOCIAIS RELATIVAS À HIGIENE.
OBJETIVOS:
* (EI02TS02) UTILIZAR MATERIAIS VARIADOS COM POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO (ARGILA, MASSA DE MODELAR), EXPLORANDO CORES, TEXTURAS, SUPERFÍCIES, PLANOS, FORMAS E VOLUMES AO CRIAR OBJETOS TRIDIMENSIONAIS.
* (EI02CG04) DEMONSTRAR PROGRESSIVA INDEPENDÊNCIA NO CUIDADO DO SEU CORPO.
DESENVOLVIMENTO:
CONVIDAREMOS O GRUPO A APRECIAR A TELA E OBSERVAREMOS OS COMENTÁRIOS AFETOS ÀS MESMAS. ENTÃO ORGANIZAREMOS UM MOMENTO ONDE O GRUPO IRÁ REALIZAR UMA RELEITURA INSPIRADA NA TELA “NOITE ESTRELADA” DE VAN GOGH UTILIZANDO A PORTA DE VIDRO, A JANELA E O ESPELHO, UTILIZAREMOS TINTA GUACHE E DIFERENTES ELEMENTOS PARA CARIMBAR, COMO FUNDOS DE GARRAFAS PETS, SAQUINHOS DE PLÁSTICO CHEIOS DE AR E ETC, PARA ESTE MOMENTO AS CRIANÇAS ESTARÃO DE FRALDAS, SERÁ SOLICITADO ANTERIORMENTE AUTORIZAÇÃO DOS PAIS, ENTÃO BRINCARÃO COM ÁGUA E MANGUEIRA PARA SE HIGIENIZAR, A FIM DE DEMONSTRAREM INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA EM SUA HIGIENE.
RECURSOS: ÁGUA, TINTA GUACHE, VIDROS DA JANELA E PORTA, TELA, GARRAFA PET
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SERÁ REALIZADA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DAS CRIANÇAS NA PARTICIPAÇÃO DA PINTURA INSPIRADA NA TELA, REALIZADA EM SUPERFÍCIE VERTICAL E LISA, (VIDRO) E SE CONSEGUEM SE HIGIENIZAR, TIRANDO A TINTA DAS PARTES DO CORPO QUE SUJOU.
(Imagem da internet)
(Imagem da internet)
PLANO 7:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PAISAGEM SONORA: SONS NATURAIS
* ELEMENTOS DA NATUREZA.
* AUDIÇÃO E PERCEPÇÃO DE SONS
OBJETIVOS:
* (EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC.).
* (EI02TS03) UTILIZAR DIFERENTES FONTES SONORAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE EM BRINCADEIRAS CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS.
DESENVOLVIMENTO:
ORGANIZAREMOS NA SALA AS CAMINHAS, ONDE AS CRIANÇAS SE ACOMODARÃO, COM AS CORTINAS FECHADAS, A TELA BRANCA RETRÁTIL E O RETROPROJETOR ENTÃO SERÃO CONVIDADOS A APRECIAREM IMAGENS E SONS DA NOITE EM DIFERENTES AMBIENTES. AS CRIANÇAS TAMBÉM ASSISTIRÃO A ALGUNS VÍDEOS QUE CONTÊM OBJETOS QUE IMITAM OS SONS DA NATUREZA, DISPONÍVEL EM: (clique aqui) APÓS DISPONIBILIZAREMOS ALGUNS OBJETOS, INCLUINDO A BANDA RÍTMICA PARA COPIARMOS ESSES SONS.
RECURSOS: LÂMINA DE RAIO X, BANDA RÍTMICA, TELA BRANCA RETRÁTIL, RETROPROJETOR, CHROMEBOOK
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DO GRUPO DE CRIANÇAS SE ASSIMILAM OS SONS DA NATUREZA E SE REALIZAM TENTATIVAS DE REPRODUZI-LOS COM DIFERENTES OBJETOS.
PLANO 8:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* O EU, O OUTRO E O NÓS
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* FAMÍLIA E ESCOLA.
* A LÍNGUA PORTUGUESA FALADA, EM SUAS DIVERSAS FUNÇÕES E USOS SOCIAIS.
OBJETIVOS:
* (EI02EO01) DEMONSTRAR ATITUDES DE CUIDADO E SOLIDARIEDADE NA INTERAÇÃO COM CRIANÇAS E ADULTOS.
* (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
DESENVOLVIMENTO:
APRESENTAREMOS A IMAGEM DO VISCONDE DE SABUGOSA EM SEU LABORATÓRIO E NOS ENCAMINHAREMOS ATÉ A BRINQUEDOTECA PARA ASSISTIRMOS A TRECHOS DO EPISÓDIO “AS INVENÇÕES DO VISCONDE (2007)”, DISNPONÍVEL EM: (CLIQUE AQUI). ENTÃO NA SALA DE REFERÊNCIA IREMOS PROPOR AO GRUPO, ORGANIZAR UM CANTO BEM BONITO QUE SERÁ UM LABORATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS, PARA RECEBERMOS A VISITA DE DOIS CIENTISTAS “DIFERENTES”, QUE SERÃO OS PAIS DE ALGUMA DAS CRIANÇAS. A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA, CONSISTE EM FAZER UM ARCO-ÍRIS, PARA ISSO A SALA DEVERÁ ESTAR ESCURA, UTILIZANDO FITA ADESIVA GROSSA, PINTADA COM CANETINHA COLORIDA E UMA LANTERNA DE UM CELULAR, A LUZ SERÁ REFLETIDA NA PAREDE E FORMARÁ COMO SE FOSSE UM ARCO-IRIS. A SEGUNDA EXPERIÊNCIA SERÁ A DAS GARRAFINHAS SENSORIAIS, ONDE SE DISPONIBILIZA GARRAFAS COM AS TAMPAS COM TINTA E ÁGUA ATÉ UMA CERTA ALTURA DA MESMA, APÓS CHACOALHAR A GARRAFA É QUE A MESMA ADQUIRIRÁ UMA COR. EM OUTRAS GARRAFAS SERÁ COLOCADO ORBEEZ, QUE SÃO BOLINHAS E OUTROS OBJETOS QUE CRESCEM NA ÁGUA.
RECURSOS: ORBEEZ, FITA ADESIVA, CANETINHAS, LANTERNA CELULAR, TV
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SE DARÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DA REAÇÃO DAS CRIANÇAS E SEUS RELATOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS REALIZADAS.
PLANO 9:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
SABERES E CONHECIMENTOS:
* LINGUAGEM ORAL.
* ÁGUA
OBJETIVOS:
* (EI02EO01) DEMONSTRAR ATITUDES DE CUIDADO E SOLIDARIEDADE NA INTERAÇÃO COM CRIANÇAS E ADULTOS.
* (EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC.).
DESENVOLVIMENTO:
NA COLCHA RODA CONVERSA DIALOGAREMOS COM O GRUPO SOBRE AS VIVÊNCIAS DO DIA ANTERIOR, PRESTANDO ATENÇÃO AOS RELATOS AFETOS AS EXPERIÊNCIAS E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NESSE MOMENTO. APÓS CONVIDAREMOS O GRUPO PARA SE ENCAMINHAR ATÉ O SOLÁRIO ONDE REALIZAREMOS A EXPERIÊNCIA “SACO FURADO QUE NÃO VAZA”, PARA ISTO UTILIZAREMOS ÁGUA, LÁPIS DE COR AFIADO E SACO PLÁSTICO. COM O SACO CHEIO DE ÁGUA, IREMOS PROPOR QUE UMA CRIANÇA PERFURE O SACO COM UM LÁPIS ATÉ ATRAVESSÁ-LO, ENTÃO OBSERVAREMOS SE SAIRÁ ÁGUA OU NÃO. APROVEITAREMOS A ÁGUA E IREMOS TRABALHAR OS ESTADOS FÍSICOS DA MESMA, PARA ISSO UTILIZAREMOS FORMINHAS DE GELO E COLOCAREMOS NELAS ALGUNS BRINQUEDOS COM ÁGUA, ENTÃO LEVAREMOS AS MESMAS ATÉ O FREEZER PARA NO OUTRO DIA OBSERVARMOS O ESTADO DE SOLIDIFICAÇÃO.
RECURSOS: SACO PLÁSTICO, ÁGUA, FORMINHAS DE GELO, BRINQUEDOS PEQUENOS
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: SE DARÁ A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO E OBSERVAÇÃO DO GRUPO NOS MOMENTOS DAS EXPERIÊNCIAS COM A ÁGUA.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
* SABERES E CONHECIMENTOS:
* ÁGUA
OBJETIVOS:
* (EI02ET02) OBSERVAR, RELATAR E DESCREVER INCIDENTES DO COTIDIANO E FENÔMENOS NATURAIS (LUZ SOLAR, VENTO, CHUVA ETC.).
* VIVENCIAR E RECONHECER OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA.
DESENVOLVIMENTO:
CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS A IREM ATÉ O REFEITÓRIO E PEDIREMOS AS COZINHEIRAS QUE MOSTREM UMA TAMPA DE PANELA, ONDE AS CRIANÇAS PODERÃO OBSERVAR O ESTADO FÍSICO DA ÁGUA VAPOR, ENTÃO SOLICITAREMOS QUE A COZINHEIRA NOS ALCANCE AS FORMAS DE GELO PARA OBSERVARMOS O QUE ACONTECEU COM A ÁGUA QUE FOI COLOCADA NO DIA ANTERIOR, SOLIDIFICOU, VIROU GELO. USAREMOS OS BRINQUEDOS NO GELO PARA BRINCAR E OS DEIXAREMOS NO SOL PARA DESCONGELAREM E OBSERVARMOS A FUSÃO.
RECURSOS: GELO, TAMPA PANELA, ÁGUA, FORMAS DE GELO
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE AS CRIANÇAS ASSIMILARAM OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA.
Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato. Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário