* OS PLANOS DE TRABALHO DESTE BLOG SÃO ALINHADOS A BNCC E POSSUEM O DIFERENCIAL: SABERES E CONHECIMENTOS, EM RELAÇÃO AS DEMAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PAÍS:
PLANO 1:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS E CENÁRIOS.
* LINGUAGEM ORAL.
OBJETIVOS:
* (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
* IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS DAS HISTÓRIAS.
* (EI02EF01) DIALOGAR COM CRIANÇAS E ADULTOS, EXPRESSANDO SEUS DESEJOS, NECESSIDADES, SENTIMENTOS E OPINIÕES.
* AMPLIAR SEU VOCABULÁRIO, IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE COM AS HISTÓRIAS, RODAS DE CONVERSAS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER SUA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO.
DESENVOLVIMENTO
EM RODA DE CONVERSA E APRESENTAREMOS A IMAGEM (FICHA) RELEMBRANDO A PERSONAGEM “TIA NASTÁCIA” DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, COMENTAREMOS QUE ELA É UMA PERSONAGEM, CRIADA PELO ESCRITOR MONTEIRO LOBATO. FOI INSPIRADA EM UMA MULHER NEGRA QUE TRABALHOU NA SUA CASA COMO COZINHEIRA E BABÁ DO SEUS FILHOS.
E NO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO ELA É UMA COZINHEIRA IDOSA QUE TRABALHA PARA DONA BENTA, ELA GOSTA DE CONTAR HISTÓRIAS E CRIOU A EMÍLIA.
NA TV APRESENTAREMOS O EPISÓDIO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO | HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA • 1° EPISÓDIO, ONDE TIA NASTÁCIA CONTA A HISTŔIA “FESTA NO CÉU”, SENDO A QUAL AS CRIANÇAS JÁ TIVERAM CONTATO, ENTÃO CONVERSAREMOS SOBRE ELA E OBSERVAR QUEM RECORDA.
DURANTE MOMENTO DA ROTINA ORGANIZAREMOS UM CANTO COM O CESTO DE TESOUROS (RECURSO QUE CONTÉM PANELAS E OUTROS ITENS CONCRETOS, NÃO DE BRINQUEDO) “COZINHA” PARA QUE BRINQUEM DE SER COZINHEIROS ASSIM COMO TIA NASTÁCIA E IDENTIFIQUEM UTENSÍLIOS QUE ELA USA NA COZINHA NOMEANDO- OS.
RECURSOS: FICHA, TV E BRINQUEDOS DIVERSOS, CESTO DO TESOURO ETC.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE IDENTIFICAM A PERSONAGEM E SUAS CARACTERÍSTICAS E O CONTEXTO DE BRINCADEIRA, SE BRINCAM FAZENDO USO DA IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE E CONSEGUEM NOMEAR OS OBJETOS DURANTE O BRINCAR.
PLANO 2:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
* TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* CARACTERÍSTICAS GRÁFICAS: PERSONAGENS
* DIVERSIDADE MUSICAL DE VÁRIAS CULTURAS, LOCAIS, REGIONAIS E GLOBAIS.
OBJETIVOS:
* (EI02EF04) FORMULAR E RESPONDER PERGUNTAS SOBRE FATOS DA HISTÓRIA NARRADA, IDENTIFICANDO CENÁRIOS, PERSONAGENS E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS.
* IDENTIFICAR PERSONAGENS E SUAS CARACTERÍSTICAS
* (EI02TS03) UTILIZAR DIFERENTES FONTES SONORAS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE EM BRINCADEIRAS CANTADAS, CANÇÕES, MÚSICAS E MELODIAS.
* OUVIR CANÇÕES DE DIFERENTES CULTURAS BUSCANDO IMITAR GESTOS CARACTERÍSTICOS.
DESENVOLVIMENTO:
COM AS CRIANÇAS ORGANIZADAS NA COLCHA RODA DE CONVERSA E COM A CAIXA DE ESTUDOS E PESQUISA DE MONTEIRO LOBATO DESTACAREMOS A PERSONAGEM “TIA ANASTÁCIA” E NO VARAL DE HISTÓRIA IREMOS EXPOR AS FICHAS COM VERSÕES DA PERSONAGEM. OBSERAVAREMOS SUAS CARACTERÍSTICAS. EM SEGUIDA OUVIREMOS A CANÇÃO TIA NASTÁCIA DE DORIVAL CAYMMI ENFATIZANDO O SEGUINTE TRECHO:
SINHÁ NASTÁCIA QUE CONTA HISTÓRIA
SINHÁ NASTÁCIA SABE AGRADAR
SINHÁ NASTÁCIA QUE QUANDO NINA
ACABA POR COCHILAR
SINHÁ NASTÁCIA VAI MURMURANDO
HISTÓRIAS PARA NINAR
EM OUTRO MOMENTO CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA OUVIREM UMA HISTÓRIA QUE SERÁ CONTADA PELA MÃE DA CRIANÇA ... .
RECURSOS: CAIXA DE ESTUDO E PESQUISA, COLCHA.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS SE IDENTIFICAM A PERSONAGEM E SUAS CARACTERÍSTICAS E ACOMPANHAM COM ATENÇÃO A CANÇÃO E HISTÓRIA.
PLANO 3:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* O EU, O OUTRO E O NÓS
SABERES E CONHECIMENTOS:
* PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL.
* CONVÍVIO E INTERAÇÃO SOCIAL.
OBJETIVOS:
* (EI02EO03) COMPARTILHAR OS OBJETOS E OS ESPAÇOS COM CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA E ADULTOS.
* UTILIZAR E ORGANIZAR DIFERENTES ESPAÇOS DA INSTITUIÇÃO.
* COMPARTILHAR BRINQUEDOS EM SUAS ATIVIDADES DE EXPLORAÇÕES, INVESTIGAÇÕES OU DE FAZ DE CONTA.
DESENVOLVIMENTO:
EM CONTINUIDADE COM A PERSONAGEM TIA NASTÁCIA, EM RODA DE CONVERSA LEMBRAREMOS COMO ELA É, QUAL SUA COR, COMO SE VESTE,O QUE ELA FAZ NO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO. TAMBÉM FAREMOS A LEITURA DE UM TRECHO DE “HISTÓRIA DA TIA NASTÁCIA” DO LIVRO DE MONTEIRO LOBATO. EM SEGUNDO MOMENTO LEMBRAREMOS QUE TIA NASTACIA É UMA COZINHEIRA IDOSA QUE TRABALHA PARA DONA BENTA NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO E QUE ELA QUE CRIOU A EMÍLIA. EM SEGUNDO MOMENTO CONVIDAREMOS AS CRIANÇAS PARA ORGANIZAR UM ESPAÇO BRINCAR DE COZINHEIRA E PARA RECEBER 2 MÃES QUE IRÃO PARTICIPAR COM A TURMA DESSE MOMENTO.
RECURSOS: LIVRO, BRINQUEDOS E MATERIAIS DIVERSOS.
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAREMOS A PARTICIPAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO, BEM COMO O BRINCAR E INTERAGIR COM SEUS PARES.
PLANO 4:
CAMPO DE EXPERIÊNCIA:
* ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
* ESCUTA E APRECIAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS.
OBJETIVOS:
* (EI02EF07) MANUSEAR DIFERENTES PORTADORES TEXTUAIS, DEMONSTRANDO RECONHECER SEUS USOS SOCIAIS.
* OUVIR E APRECIAR GÊNEROS TEXTUAIS: (RECEITA)
* RECONHECER DIFERENTES PORTADORES TEXTUAIS,(RECEITA) BUSCANDO FAZER USO DELES SEGUNDO SEUS USOS SOCIAIS.
DESENVOLVIMENTO:
LEMBRAREMOS SOBRE TIA NASTÁCIA E PRINCIPALMENTE SOBRE ELA SER A COZINHEIRA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
.
APRESENTAREMOS A RECEITA DO BOLINHO DE POLVILHO ELABORANDO A MESMA EM CARTOLINA, A PROFESSORA SERÁ ESCRIBA, A RECEITA SERÁ PREPARADA JUNTAMENTE COM AS CRIANÇAS PELA AVÓ DA CRIANÇA ... .
NA HORA DO JANTAR TODOS PODERÃO DEGUSTAR O DELICIOSO BOLINHO DE POLVILHO.
RECURSOS: INGREDIENTES, FORNO, COLHER, CARTOLINA, PINCEL
REFERÊNCIAS: ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
AVALIAÇÃO: OBSERVAR SE ASSIMILAM O GÊNERO TEXTUAL RECEITA E SUA UTILIDADE
Não deixem de apreciar o post de fechamento dos planos a partir da Obra de Monteiro Lobato. Clique aqui e aprecie nossa encantante apresentação cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário